Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Desafio para cidadãos, Goiânia possui 99 pontos de alagamentos

Prefeitura entrega ampliação da rede de drenagem na Avenida C-107, onde jovem morreu

Postado em: 09-09-2023 às 11h30
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Desafio para cidadãos, Goiânia possui 99 pontos de alagamentos
A revitalização da Avenida C-107 incluiu a instalação de nova sinalização horizontal e semáforos | Foto: Secom

A capital do estado de Goiás, Goiânia, possui quase 100 pontos de alagamentos espalhados por toda a cidade, catalogados pela Defesa Civil. Com o intuito de alertar os motoristas sobre as áreas de risco no período chuvoso, placas foram instaladas em alguns endereços que apresentam riscos de acidentes. Como é o caso da avenida C-107, localizada no bairro Jardim América, onde o motociclista Warley Melo Adorno, de 22 anos, perdeu a vida ao tentar atravessar durante uma forte chuva, em janeiro deste ano.

Nesta quinta-feira (7), foi entregue a ampliação da rede de drenagem no local, com o objetivo de resolver problemas crônicos de alagamento que há anos afetam a região. Com a obra, a capacidade da tubulação passou de 800 para 1,5 mil milímetros. Além disso, foram instaladas 22 baterias de bocas de lobo estrategicamente posicionadas.

A revitalização da Avenida C-107 incluiu a instalação de nova sinalização horizontal e semáforos para garantir a segurança dos motoristas e pedestres. “Além disso, 22 baterias de bocas de lobo foram executadas e, resolveu de forma eficaz, o problema de alagamentos na região. Também foi instalado um guard rail em um dos bueiros para a proteção do local”, enumerou o titular da Seinfra, Denes Pereira.

Continua após a publicidade

José Severino, de 67 anos, mora na rua C-107 há quase 50 anos, conta que quando se mudou para a região, ainda “era tudo terra”. Desde esse período, que ele vê os alagamentos sempre que chega o período de chuva. “Era horrível, alagava tudo. A enxurrada levava tudo quando chovia”, relembra.

As obras de drenagem chegam como uma esperança para o senhor, e para os moradores da região. “Eu fico satisfeito com o que a prefeitura está fazendo agora, está cada vez melhor”, diz o idoso, sentado na porta de casa.

A dona de casa, Sueli Adélia Brambila, conta que sempre que há chuva forte a situação se complica na região. “ Porque enche, né? Várias pessoas já tiveram acidentes na rua, principalmente os motoqueiros. Então, assim, é difícil pra gente”, conta.

Ela espera que as obras possam trazer soluções para estas problemáticas e que principalmente as crianças, possam estar seguras ao sair na rua. “Que dê tudo certo pra todos nós, né? Que fica tudo bom, que ninguém mais morra, em nenhum lugar e muito menos na enchente, que é muito triste”, afirma, ao lembrar da morte do motociclista no início do ano, que deixou os moradores abalados.

Além disso, a Seinfra informou que já realizou intervenções na maioria dos pontos de alagamento da capital ao longo do último ano e que isso resolveu o problema. A prefeitura realiza obras de drenagem em alguns locais como as Chácaras de Recreio São Joaquim no setor Solar Ville e na Avenida H no bairro Jardim Goiás.

Na Avenida H, por exemplo, há obras da rede de drenagem e asfalto, onde toda a rede de drenagem será substituída e o asfalto refeito em seguida nestes locais que estão sob a Avenida Jamel Cecílio, passando pelas Ruas 14, 12-A, e Rua 1, no Jardim Goiás, até o Córrego Botafogo.

Enzo Lemes Marques, professor de Matemática, mora na região há dez anos e conta que a avenida H sempre foi bastante movimentada e o trânsito no local é “terrível”. Mas o principal problema da região, são os alagamentos no período chuvoso. “Quando chovia muito forte aqui, era impossível passar, até tinha alguns que tentavam passar, mas acabava atolando ali, porque ali a chuva alaga mesmo ali naquele túnel, então realmente não dá para passar”, disse o professor, enquanto voltava do shopping Flamboyant a pé, já que não era possível passar pela avenida de carro, em virtude das obras de drenagem que a prefeitura realiza.

“A expectativa é que quando chova muito, não alague mais e dê para os carros passarem normalmente”, finaliza.

O recepcionista da academia Punk CrossFit, Gustavo Moreira, diz que o local é conhecido por ser uma região marcada por alagamentos e isso já causou diversos prejuízos para os moradores e comerciantes.

Gustavo diz estar ansioso para a finalização da obra de drenagem na avenida H, no bairro Jardim Goiás, já que, com o andamento do serviço, tem causado diversos transtornos para os moradores. “Com a obra, o trânsito ficou muito mais congestionado, principalmente nas áreas de pico. Então, a gente tem recebido diversas reclamações dos alunos em relação a umas questões de vagas para estacionar, aumento do barulho”, disse.

No futuro, ele espera que a situação melhore. “Talvez melhore, mas eu não estudei muito sobre o que vai acontecer. Mas, só realmente vendo para ver se vai melhorar ou não essa tubulação aí”, afirma.

Eric Cavalcanti,  gerente da oficina Pneu Total, diz que espera que a obra de tubulação possa solucionar o problema dos moradores com os alagamentos, que por muitos anos têm causado transtornos para os moradores do local e também para quem precisa passar pela avenida no período chuvoso. “ Principalmente na parte do período de chuva, que é o pior pra gente. Quando tem um período de chuva mesmo, de cheia mesmo, vem tudo pra dentro da loja. Isso é um transtorno gigantesco”, disse.

Previsão de chuva para o final de semana

Goiás pode experimentar fortes chuvas, vendavais e altas temperaturas neste final de semana, é o que aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o prognóstico, a chuva deverá atingir com maior predominância a região centro sul do estado, com ventos que podem chegar até 60km por hora.

No entanto, embora a região centro sul seja a mais afetada, é provável que o tempo fique estável em outras partes do estado, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). O Cimehgo aponta ainda que o calor será o elemento comum em todas as regiões, com temperaturas podendo alcançar até 39°C em algumas cidades do norte e oeste.

Veja Também