Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Sanesc inicia nova etapa nas obras de duplicação de adutora em Senador Canedo, nesta terça-feira (12)

Fernando Pellozo, prefeito da cidade, pede que a população economize água para que não haja desabastecimento em decorrência da obra.

Postado em: 11-09-2023 às 20h22
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Sanesc inicia nova etapa nas obras de duplicação de adutora em Senador Canedo, nesta terça-feira (12)
A orientação para a população é que faça uso moderado do recurso, caso contrário, pode haver desabastecimento de água no município | Foto: Secom

A Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) inicia uma nova etapa nas obras de duplicação da nova adutora, nesta terça-feira (12). A intenção da operação é ampliar a capacidade de distribuição de água no município. Durante a execução do serviço, a captação de água ficará suspensa das 6h às 22h.

A paralisação é necessária para dar maior segurança para a obra e para os trabalhadores envolvidos. Ainda de acordo com a equipe, a expectativa é de não haver problemas no abastecimento de água dos imóveis atendidos pela Sanesc e com isso falte água para os moradores, haja vista que os reservatórios estão cheios. No entanto, a orientação para a população é que faça uso moderado do recurso, caso contrário, pode haver desabastecimento de água no município.

Além disso, pode faltar água na região caso haja algum problema na hora de retomar a captação, segundo pontuou a assessoria.

Continua após a publicidade

“O que estamos fazendo é duplicar as adutoras que levam a água da Estação de Tratamento Sozinha para os reservatórios que vão abastecer as casas. Realizamos cerca de 4.400 metros de duplicação, e agora é necessário realizar as interligações a fim de incorporar essas melhorias ao sistema. As duas últimas interligações serão feitas nesta terça-feira. Com tudo concluído, o volume de água que é enviado para os reservatórios vai saltar de 111 litros por segundo para cerca de 200 litros por segundo”, explica o diretor da Sanesc, Gabriel Camanducaia.

O sistema de abastecimento de água de Senador Canedo é uma autarquia municipal com estrutura própria. Opera com captação no manancial Sozinha e no Bonsucesso, os principais mananciais da cidade.

Nesta segunda-feira (11), o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD) concedeu uma entrevista ao programa Momento Político, do jornal O Hoje. Na ocasião, o chefe do executivo municipal falou que a duplicação da adutora do manancial Bonsucesso é uma excelente notícia já que a população de Senador Canedo já “está doída e saturada com a falta de água”.

“A questão é que na nossa gestão, nós realmente encaramos de frente o problema de falta de água sem medo. Nós vamos lá e vamos resolver”, destaca o prefeito ao falar sobre a paralisamos na produção de água para interligar a duplicação.

“Nós estamos pensando a médio e a longo prazo para que o povo não sofra como eu que moro lá há 30 anos, sofria com a falta de água todos os anos. Senador Canedo era conhecido porque a falta de água era normal na região”, relembra.

O prefeito pontuou ainda que em quase três anos de gestão, esta é a segunda duplicação de adutora realizada pela prefeitura. “Isso é realmente muito bom, nós fizemos uma revolução na Sanesc. Na semana retrasada nós fizemos esta mesma paralisação, quando iniciou as obras”, comenta.

Fernando Pellozo afirmou ainda que atualmente a cidade conta com um reservatório de 36 milhões de litros de água, reserva que daria para manter a cidade cerca de 72 horas. No entanto, destaca que essa quantidade não é suficiente quando volta à produção de água e que não é suficiente para atender a demanda e encher novamente os reservatórios. “Então a consciência no uso é muito importante. Se eu pudesse pedir e eu já estou pedindo que a população no dia 12 possa economizar ao máximo como se já estivesse faltando água pelo menos neste momento”, finaliza.

Veja Também