Previsão de tempestades alerta para compra de guarda-chuvas em Goiânia

Com as chuvas, a temperatura ambiente fica um pouco mais agradável, no entanto, a situação deve voltar ao normal na semana seguinte

Postado em: 13-09-2023 às 08h00
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Previsão de tempestades alerta para compra de guarda-chuvas em Goiânia
A vendedora Suzy Weiny, 42 anos, trabalha no Jingxiang Atacado e Varejo | Foto: Leandro Braz

Uma estimativa do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta que poderá chover em algumas cidades do estado, entre quinta (14) e sexta-feira (15). A previsão detalha ainda que o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, irá favorecer a formação de pancadas de chuvas em áreas da parte centro-sul do estado.

André Amorim, gerente do Cimehgo, diz que atualmente há uma massa de ar quente e seco sobre toda a região central do Brasil e em grande parte do país. Estas altas temperaturas têm gerado  certo desconforto térmico para a população.

Segundo André, a elevação da temperatura é normal para este período, uma vez que estamos no mês de Setembro, que é um mês onde há calor e a umidade relativa do ar fica baixa. “Realmente é uma situação que traz grande desconforto. Vale lembrar que já tiveram outros meses de Setembro com temperaturas ainda mais elevadas”, relembra.

Continua após a publicidade

A boa notícia para os cidadãos goianienses é que se aproxima uma frente fria pela região sudeste do país e arrasta um pouco de umidade da Região norte do Brasil. Esse fenômeno vai influenciar o estado de Goiás, podendo trazer pancadas de chuvas  irregulares com rajadas de vento e raios para a região e tempestades para alguns locais.

“Essa frente fria vai influenciar aqui no estado de Goiás, trazendo pancadas de chuvas isoladas e essas pancadas de chuvas vão favorecer a redução nessas temperaturas aqui no estado e também vai melhorar  a questão da umidade relativa do ar”, pontua André.

Com as chuvas, a temperatura ambiente fica um pouco mais agradável, no entanto, a situação deve voltar ao normal na semana seguinte, segundo André. “Na próxima semana voltamos para as temperaturas elevadas novamente e uma outra melhor oportunidade de chuvas seria já no final do mês de setembro adentrando o mês de outubro”, afirma.

Dessa forma, o estado segue com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, que está menor do que 20% em várias regiões de Goiás. A recomendação para a população é a mesma: se hidratar e evitar exposição ao sol no período da tarde. Além disso, é importante evitar qualquer prática de queimada, haja vista que há um decreto de emergência ambiental que as proíbe.

O gerente compara a inconstância das mudanças climáticas no estado como uma montanha russa e afirma ser uma situação complicada para os moradores. “É uma situação bastante complicada essa montanha russa. Uma hora nós estamos com algumas pancadas de chuvas, outra, com temperaturas elevadas”, comenta.

Os moradores da capital, Goiânia, que já está há cerca de sete dias sem chover, segundo o gerente do Cimehgo, começam a se preparar para receber as chuvas.

A vendedora Suzy Weiny, 42 anos, é proprietária da Jingxiang Atacado e Varejo. Ao jornal O Hoje, ela destaca as vendas de guarda-chuva, devido ao calor e às previsões de chuva para o estado. “Está vendendo bastante por causa do sol, está muito calor, aí o povo compra por causa do sol, mas em época de chuva vende muito mais”, afirma.

Dentre o público alvo que compra os produtos de Suzy Weiny, as mulheres são a maioria. “A de bolsa, pequena, de filtro solar, está a R$20,00, quem compra mais são as mulheres, principalmente as senhoras que são mais sensíveis por causa da idade”, disse.

“Em época de chuva as que saem são as grandonas. As mulheres preferem as que a gente fala de cabra, que são as maiores, mais resistentes e não são dobráveis, aquelas grandes, que abre e fica grandona, ela é R$ 35,00”, detalha a vendedora.

Veja Também