Prefeito de Posse invade rádio e protagoniza confusão com radialista

Motivo da briga foi debate entre salários de enfermeiros e professores

Postado em: 14-09-2023 às 07h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeito de Posse invade rádio e protagoniza confusão com radialista
Segundo testemunhas, a primeira-dama teria entrado à força na rádio, esmurrado a mesa de Ivon e, depois, xingado a equipe de jornalistas e os entrevistados de “vagabundos” | Foto: Reprodução

 O prefeito Helder Silva Bonfim e a mulher dele, a primeira-dama Carolina Chaves Valente Bonfim, do município de Posse, no norte do estado, invadiram nesta terça-feira (12) a Rádio Cultura e ameaçaram o radialista Ivon José Valente que, momentos antes, fazia críticas ao mandatário sobre o comprimento de salários de enfermeiros e professores na cidade. 

A reportagem do O Hoje apurou que, no dia anterior, a emissora de rádio havia recebido, no mesmo estúdio onde houve a confusão, a presidente do sindicato dos professores local para discutir o descumprimento com o piso salarial dos profissionais. No mesmo dia após a entrevista. O impacto das declarações foi imediato, com pressão, inclusive, na Câmara Municipal dos Vereadores de Posse. 

No dia da confusão, a equipe da rádio estava ouvindo outra entrevista com participação da área de saúde, que também pedia o direito salarial do piso dos enfermeiros. Foi então, no intervalo do programa, que o prefeito e a primeira-dama invadiram a rádio, que funciona em um hotel da cidade. .

Continua após a publicidade

 Segundo testemunhas, a primeira-dama adentrou forçadamente na rádio, batendo as portas, e esmurrou a mesa de Ivon e golpeou o microfone fixo, depois xingou a equipe de jornalistas e os seus entrevistados de “vagabundos”. 

No momento do confronto, uma pessoa não identificada tentou gravar o acontecimento, logo em seguida se deparou com Carolina o perseguindo ao redor do hotel para que parasse as filmagens. Uma segunda gravação foi feita e  mostra a briga e o bate-boca que se desenvolveu na hora, xingamentos e acusações recíprocas.

Uma das acusações proferidas pelo prefeito foi acerca de terras de de Ivon Valente não serem regularizadas por serem de proteção ambiental. Segundo depoimento do próprio Ivon ao O Hoje, a acusação foi acerca de águas estragando a área, o motivo deste vazamento, de acordo com Ivon, é a falta de galerias pluviais da cidade, que afetam também outras fazendas além do dele.

Em fala de Ivon Valente, comenta sobre a sua rádio zelar pelo direito de resposta. “Tudo aqui fica gravado durante 30 dias, e sempre disponibilizamos as gravações sob pedido oficial, não na marra, entrando de porta aberta, derrubando o microfone.”

Segundo informações, foi aberto um boletim de ocorrência na Polícia Civil contra o casal, e já estão sendo feitos os depoimentos das quatro pessoas presentes no confronto.

Por informações colhidas pelo O Hoje, este não foi o único caso de agressão verbal de Carolina Chaves. Em outubro de 2022, ela e sua mãe invadiram a Câmara Municipal durante uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a gerência da cidade em que suspeitas de corrupção foram deflagradas sobre a equipe do prefeito. 

De acordo com informações oficiais, a investigação dos parlamentares era sobre um suposto caso de fraude de contratos sem licitação com empresas prestadoras de serviço do município. Isso significa que o contrato assinado entre o município e a empresa não passaram sob as categorias geralmente obedecidas das licitações públicas.

Anteriormente, o prefeito havia sido denunciado por nepotismo ao Tribunal de Contas do Município do Estado de Goiás (TCM-GO), por colocar parentes familiares em posições de cargos políticos municipais. A reportagem procurou o prefeito, mas ele não quis se pronunciar.

Veja Também