Conheça Yoda, o cão policial que deteve o brasileiro fugitivo nos EUA

O cachorro permitiu que os policiais fizessem a captura em apenas 5 minutos e sem que nenhum tiro fosse disparado

Postado em: 14-09-2023 às 16h10
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça Yoda, o cão policial que deteve o brasileiro fugitivo nos EUA
Yoda, o cão policial de 4 anos que deteve o brasileiro fugitivo nos EUA - Foto: Divulgação/US Customs and Border Protection

O cão policial Yoda mordeu e deteve o brasileiro Danilo Souza Cavalcante, possibilitando que os policiais estadunidenses capturassem o criminoso em apenas cinco minutos e sem que nenhum tiro fosse disparado. O cachorro é um macho belga Malinois de 4 anos e pertencia a uma das equipes táticas que capturaram Danilo.

De acordo com o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia, Yoda se juntou à busca da Unidade Tática de Patrulha de Fronteira dos EUA estacionada em Michigan. Segundo Bivens, pelos menos 20 policiais cercaram Danilo. Contudo, o cão policial foi uma força força significativa na captura. Yoda impediu que o criminoso usasse o rifle roubado em que estava deitado em cima.

O sujeito estava em prisão perpétua por assassinar a ex-namorada em 2021. Contudo, fugiu da prisão no Condado de Chester, em West Chester, e estava foragido há 14 dias. Nesta quarta-feira (13), após quase duas semanas de busca, Danilo foi capturado e levado sob custódia. Graças a Yoda, o brasileiro está preso na Instituição Correcional Estadual Phoenix, localizada na Pensilvânia, condado de Montgomery.

Continua após a publicidade

Yoda o mordeu duas vezes

Quando a polícia localizou o fugitivo, ele estava deitado na grama em cima de um rifle que havia roubado de um morador próximo na noite de segunda-feira (11). Segundo as autoridades, Danilo foi pego de surpresa. “Cavalcante não percebeu que estava cercado até que isso aconteceu”, disse o tenente-coronel George Bivens. 

Apesar disso, o brasileiro ainda tentou fugir rastejando pela vegetação rasteira com o rifle em mãos. Nesse momento, as equipes táticas soltaram Yoda, que tem treinamento para segurar um indivíduo até receber a ordem para soltá-lo. O cão policial mordeu Danilo no couro cabeludo e depois o mordeu novamente na genitália com o intuito de mantê-lo no chão.

“Quando o cachorro chegou até ele, ele caiu com o cachorro em cima dele – o cachorro conseguiu detê-lo lá. Disseram-me que o rifle estava ao alcance do braço”, disse Bivens. Apesar de tentar resistir, os policiais detiveram Danilo “à força”. Ainda segundo o tenente-coronel, Yoda e os demais cães policiais desempenham “um papel muito importante” no rastreamento e captura segura de um indivíduo.

Yoda e os outros K-9s

Conforme Bivens explicou à CNN, é prática padrão que os K-9 se movam primeiro, indo rápida e diretamente até um suspeito sob comando. “É muito melhor podermos libertar um cão patrulha como este e fazê-lo subjugar o indivíduo do que usar força letal”, afirmou. Ainda segundo o tenente-coronel, os cães policiais são treinados para pegar uma pessoa “deprevenida”, evitando que ela escape.

Além disso, tanto Yoda quanto os demais K-9s recebem treinamento para impedir que os sujeitos consigam usar qualquer arma próxima. Para Bivens, isso concede alguns segundos a mais para os policiais abordarem o suspeito e prendê-lo sem uso de força letal. “Eles simplesmente agarram e tentam manter a pessoa no lugar até que os policiais possam chegar lá”, informou.

Aliás, Bivens destaca que os policiais não devem soltar os cães à distância ou sem supervisão. “Há policiais por perto que podem então se mover, o condutor pode puxar imediatamente o cão de volta e, então, os policiais assumem o controle a partir daí”, acrescentou.

Veja Também