Dia D contra Sarampo e Pólio será realizado neste sábado

Postos funcionarão das 8 às 17 horas e estão preparados para receber crianças na faixa etária que vai de um a quatro anos e onze meses

Postado em: 16-08-2018 às 15h05
Por: Alessandra Rocha
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia D contra Sarampo e Pólio será realizado neste sábado
Postos funcionarão das 8 às 17 horas e estão preparados para receber crianças na faixa etária que vai de um a quatro anos e onze meses

Crianças de um ano até quatro anos e onze meses vão receber uma dose de reforço das vacinas. (Foto: Reprodução)

Da Redação

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite será realizado, neste sábado (18), pela Prefeitura de Goiânia. Cerca de 85% das crianças da Capital ainda não foram vacinadas. O sarampo pode levar à morte e a poliomielite, ou paralisia infantil, deixa sequelas graves. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta para que pais e responsáveis levem os pequenos aos postos de saúde. 

Continua após a publicidade

Em Goiânia, serão 66 salas abertas, das 8 às 17h. Crianças de um ano até quatro anos e onze meses vão receber uma dose de reforço das vacinas. Para imunizar contra a pólio será administrada a gotinha, enquanto para o sarampo quem vai garantir a proteção será a tríplice viral, que também atua contra a caxumba e a rubéola “O dia é uma oportunidade para quem não pode procurar os postos de saúde durante a semana”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite começou no dia 06 de agosto e segue até o dia 31. Dados parciais da SMS mostram que já foram vacinadas, até o momento, 11.116 crianças contra a pólio, 39% do público-alvo. No caso do sarampo, foram imunizadas 11.100 crianças (15,37%).  A orientação é que os pais ou responsáveis apresentem o cartão de vacinas para avaliação do histórico.

A abertura do Dia D será realizada às 8h no Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante, no setor Pedro Ludovico. De acordo com o Ministério da Saúde, 72.230 crianças estão dentro da faixa etária que deve ser vacinada na Capital. A meta é imunizar 95% deste público ao longo do mês de agosto. 

 

Veja Também