Temporal chega acompanhado de granizo, ventos e trovoadas em Goiânia

Defesa Civil havia alertado para possíveis transtornos da forte precipitação para os goianienses

Postado em: 18-09-2023 às 08h16
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Temporal chega acompanhado de granizo, ventos e trovoadas em Goiânia
Defesa Civil havia alertado para possíveis transtornos da forte precipitação para os goianienses | Foto: Alexandre Paes/O Hoje

Chuva forte, granizo, vendaval e muita enxurrada marcaram a tarde do último domingo (17) em Goiânia e Região Metropolitana. Conforme previsto pelo Centro de Informações Metereologicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a massa de ar frio alcançou a região central do estado, amenizando o calor de quase 38°C da última semana. 

O tempo ficou instável, e essa tendência de chuva, conforme André Amorim, gerente do Cimehgo, se fez certeira conforme apontado no boletim da última sexta-feira (15), alcançando a região Centro-Sul do estado, onde fica localizada Goiânia. “Os termômetros marcaram altas temperaturas nos últimos dias, e com a combinação da massa de ar frio, tivemos essa tempestade na tarde de domingo”, explicou.

Na Avenida Milão, alguns semáforos ficaram inoperantes devido uma queda de energia elétrica. Bairros como Jardim Califórnia, Setor Aeroporto, Vila Pedroso, Jardim Novo Mundo e Bairro Feliz também ficam sem fornecimento de energias durante horas. Segundo a Equatorial Energia, o restabelecimento foi feito de maneira célere.

Continua após a publicidade

André destacou que na região leste de Goiânia foram registrados cerca de 31 mm de chuva. Na região noroeste foram 21mm, no autódromo 26mm e na região norte cerca de 8mm. Parte da região metropolitana de Aparecida de Goiânia registrou uma chuva rápida e intensa, que alcançou cerca de 21 e 28mm em poucas horas a depender dos bairros. 

Nas redes sociais, moradores do condomínio Alphaville e do município de Senador Canedo também relataram a queda de granizo e ventos fortes. Na rodovia estadual, GO-536 e GO-020 e GO-010, a quantidade de chuvas em um curto período de tempo formou enxurradas, exigindo a atenção redobrada dos motoristas que trafegavam pela região que da acesso a Goiânia ou segue sentido Bela Vista de Goiás.

“Já esperávamos aquelas tempestades em alguns locais, e desta vez a chuva chegou em formato de tempestades, localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios. No periodo da tarde muitas regiões passaram por alguns transtornos, e devemos seguir em alerta quanto a combinação calor extremo e frio da massa de ar polar”, explicou Elizabeth Alves Ferreira, metereologista coordenadora do Inmet Goiás.

Previsão desta segunda-feira

É bom levar o guarda-chuvas como forma de precaução, já que nesta segunda-feira (18),a previsão do tempo é de possibilidade de chuva irregular. Pela manhã os goianienses devem sentir temperaturas de até 29.3°C, à tarde 36.1°C e durante a noite 28.4°C. 

A temperatura mínima para Goiânia é de 21°C, e a máxima de 36°C. A umidade do ar é de 35%, que é considerado aceitável. O índice UV é de 6, que é alto. A possibilidade de ocorrência de chuva é de 88%. “De terça-feira (19) em diante, voltaremos a sentir o calor intenso, sem previsibilidade de novos temporais irregulares”, finalizou o gerente do Cimehgo.

Veja Também