Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Goiás registrou aumento de 59% na doação de órgãos neste ano

Campanhas, como a do Setembro Verde, são enfatizadas em hospitais como uma chance de levar mais esclarecimento e diminuir a resistência e medos que a doação ainda provoca

Postado em: 19-09-2023 às 08h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás registrou aumento de 59% na doação de órgãos neste ano
A conversa com familiares é sempre um momento delicado | Foto: Fernanda Bueno/IMED

Com o crescimento na adesão à doação de órgãos, Goiás teve 59% a mais, com destaque para o Hospital Estadual de Formosa (HEF). Com cinco captações, a unidade conta com uma equipe altamente qualificada, que atua com ética, empatia e respeito na abordagem das famílias envolvidas.

A conversa com familiares é sempre um momento delicado. Com isso, oportunidades como a Campanha do Setembro Verde são enfatizadas no hospital como uma chance de levar mais esclarecimento, diminuindo a resistência e os medos que a doação ainda provoca. 

“A população precisa ter conhecimento dos diversos parâmetros que são necessários. É uma sequência de eventos para que o diagnóstico da doação possa ser realizado. Além disso, a captação é feita de acordo com o direito da família, que detém o poder de decisão”, explica o médio Oliver Vilanova, coordenador da UTI do HEF e presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Continua após a publicidade

Para Vilanova, o ambiente multidisciplinar com vários profissionais é o diferencial que traz a excelência para o trabalho do Hospital de Formosa.

“Em uma captação de órgãos, nós precisamos do apoio multiprofissional tanto para o diagnóstico, quanto para abordagem familiar e para o suporte ao paciente crítico”, afirma.

Veja Também