Lombadas eletrônicas: equipamento que salva vidas no trânsito

Com 26 anos de existência, o dispositivo vem reduzindo o número de acidentes

Postado em: 19-08-2018 às 11h00
Por: Alessandra Rocha
Imagem Ilustrando a Notícia: Lombadas eletrônicas: equipamento que salva vidas no trânsito
Com 26 anos de existência, o dispositivo vem reduzindo o número de acidentes

Cada um desses dispositivos evita cerca de três mortes e 34 acidentes por ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio). (Foto: André Mitterer)

Da Redação

A primeira lombada eletrônica completa 26 anos, na próxima segunda-feira (20). O dispositivo foi instalado em Curitiba, Paraná. O equipamento foi inventado pela Perkons e trouxe um conceito moderno para fiscalização no trânsito, além de reduzir a velocidade dos mais apressadinhos. 

Continua após a publicidade

O primeiro dispositivo foi instalado na Rua Francisco Derosso, em frente a uma escola, no bairro Xaxim. A via era considerada uma das movimentadas do bairro. A primeira lombada permanece lá, até os dias de hoje, ajudando a salvar vidas.

Cada um desses dispositivos evita cerca de três mortes e 34 acidentes por ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio). “Passam pelos nossos equipamentos mais de 4 bilhões e meio de veículos todos os anos. O índice de respeito à velocidade nos trechos fiscalizados é de 99,93%.”, relata o diretor da Perksons, Luiz Gustavo Campos.

Em Goiânia, no ano passado, foram instalados 258 equipamentos no município. Eles fiscalizam 643 faixas de trânsito, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Obras (SMT). 

Tecnologia 

Os aparelhos de fiscalização eletrônica de trânsito estão cada vez mais modernos e registram muitas situações além do excesso de velocidade, por exemplo, o avanço de sinal vermelho, a parada sobre a faixa de pedestres, conversão ou retorno em locais proibidos, transitar no acostamento ou contramão, ultrapassagem em local proibido, e transitar em locais e horários não permitidos ou em pistas de circulação exclusiva.

O monitoramento das vias, atualmente, pode ser realizado com alta tecnologia. Câmeras estão sendo cada vez mais utilizadas para capturar imagens, cada vez mais nítidas, para monitoramento e registro automático de infrações em rodovias, trechos expressos, vias arteriais, coletoras e locais. No ano passado, em Goiânia, a SMT começou a multar os motoristas imprudentes que fossem flagrados em alta velocidade, na região do Parque Vaca Brava. O secretário da pasta informou, na época, que o objetivo da ação é dar mais segurança aos moradores, tanto aos condutores, quanto aos pedestres que passam pela região.

Veja Também