Câmara Municipal realiza audiência com empresários para regulamentação de peças de carros usados
Começa a fiscalização de lojas de peças de carros usados
Por: João Victor Reynol de Andrade

Nesta última sexta-feira (15/9), a Câmara Municipal de Goiânia realizou audiência com empresários para a aplicação da Lei Federal 12.977, de 2014, que visa fiscalizar o comércio de peças de carros usados, de autoria do Conselho Nacional de Transporte (Contran). A norma tem o objetivo de diminuir a venda de peças de carros roubados bem como a proibição de itens de venda e troca de itens de segurança dos veículos como cinto de segurança, airbag e suspensão.
Um dos objetivos da reunião foi um diálogo direto com os vendedores e lojista para diminuição de prejuízos na aplicação da Lei. O vereador Cabo Senna (Patriota), falou em plenários. “Precisamos, porém, encontrar uma solução para que esses comerciantes, que não são bandidos, que trabalham de forma honesta, não percam tudo o que têm da noite para o dia.”
Leia também: Câmara Municipal derruba vetos ao Kit Material Escolar e à salas de amamentação para servidoras
O presidente do Detran-GO, delegado Waldir comentou a necessidade deste mercado ser regulamentado, dos 4 mil comerciantes, pouco menos de 200 estão regularizados. Conforme disse o delegado, “Isso gera sonegação de impostos e furtos e roubos, entre outros problemas.”
Os empresários alegaram em sua defesa que parte das peças vendidas fazem parte de leilões comprados pelos lojistas, e que as partes são boas mesmos os carros envolvidos em acidentes.