Com alerta de calor acima de 40°, cães ficam agitados e precisam se refrescar

Goiás pode alcançar marcas perto ou acima dos 40° C nesses próximos dias, segundo a MetSul Meteorologia

Postado em: 20-09-2023 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Com alerta de calor acima de 40°, cães ficam agitados e precisam se refrescar
A massa de ar quente deve alcançar marcas perto ou acima dos 40° C em vários estados da Federação | Foto: Leandro Braz

Ronilma Pinheiro e Tathyane Melo

Com a previsão de calor intenso em grande parte do Brasil para os próximos dias, a população tem demonstrado preocupações e muita gente já se prepara para receber o aumento das temperaturas. Mas se engana quem pensa que o assunto se limita aos seres humanos. Nesse período de calor, os pets contam com serviços oferecidos por locais específicos, para aliviar o calorão.

As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todo o país com alto potencial de quebra de recordes para o mês de setembro, é o que adverte a  MetSul Meteorologia. De acordo com a previsão, uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias.

Continua após a publicidade

A massa de ar quente deve alcançar marcas perto ou acima dos 40° C em vários estados da Federação, bem como o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Dentre os estados citados, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul deve ocorrer o pior calor, podendo as temperaturas ultrapassarem os 40°C na maioria dos seus municípios, principalmente na região do Pantanal e proximidades, segundo a MetSul Meteorologia.

Sobre a região Centro-Oeste, o prognóstico aponta que vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Além disso, a Metsul destaca que alguns pontos localizados nestas áreas podem atingir marcas extremas como 43ºC a 45ºC.

Diante do aumento de temperaturas, os cachorros, conhecidos como o melhor amigo do homem, assim como as pessoas, precisam se hidratar para aliviar o calor. Para isso, contam com locais específicos para eles, como as creches e hotéis para pets.

É o caso da creche e hotel QuintAU Club, no Setor Sul, onde os donos e tutores desses animais os deixam para relaxar e aproveitar momentos de lazer. Bruna Danielly Gomes, de 32 anos, é uma das sócias do local. Ao jornal O Hoje, ela conta que o QuintAU Club recebe até 55 cachorros por dia. Os animais frequentam o local até cinco vezes durante a semana, segundo ela. É uma verdadeira creche. E pode ser hotel à noite, com direitinho a cama. 

Com o tempo quente, os animais tendem a ficar mais agitados. Nessas situações contam com o cuidado e apoio das cuidadoras. “A gente também presta muita atenção no pós-almoço, por exemplo, que é onde dá aquela baixada na energia. A gente sempre molha o ambiente com mangueira e água gelada para que eles possam se refrescar várias vezes ao dia”, relata Bruna Gomes.

Outra possibilidade para esses bichinhos fugirem do calor é a piscina. Segundo a sócia, os animais entram na água duas vezes ao dia. “Eles nadam pela manhã e pela tarde. Devido a falta de umidade também, isso para eles é muito bom e após a piscina, claro, tem que secar todo mundo. Mas faz parte”, detalha.

Todos os cães gostam da piscina à sua maneira. Segundo Bruna, alguns preferem correr em volta, e outros gostam de molhar a barriguinha na água.  Para que todos possam ter acesso ao local, a piscina é nivelada tanto para cães menores e médios, quanto para os cachorros grandes, segundo a mulher.

“Eles entram e saem quando querem a gente não força ninguém a entrar. Nós estimulamos, brincamos com a bolinha e petiscos, mas eles mesmo resolvem entrar por conta própria e nesse calor até mesmo os pequenininhos que são mais afastados acabam entrando na piscina”, relata.

90% dos cães do QuintAU Club já sabem nadar, o que facilita esse momento de lazer na água. “É algo instintivo deles, é o que nós falamos que já vem de fábrica”, brinca. No entanto, existem aqueles que ainda não aprenderam a nadar, e com esses, os cuidados são maiores. “ E aí os que não sabem nadar, como por exemplo, os cães da raça Bulldog e American Bully que geralmente a cabeça e o corpo deles não são muito proporcionais, nós colocamos um coletinho de salva vida neles”, explica. 

Dentre as raças mais frequentes na creche e hotel, estão os Vira-latas. Além disso, existe uma grande quantidade de Vira Latas, Border Collie e Goldens que visitam o local com frequência, e o que afirma a sócia do QuintAU Club. Ao chegarem no local, os cães passam por uma avaliação e fase de adaptação. Depois disso, os animais passam a conviver em grupos, segundo Bruna.

André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), fala sobre as altas temperaturas no estado e diz que elas se devem ao fato de que há um sistema de alta pressão mantendo o tempo estável e céu claro. Além disso, esse sistema se encarrega de trazer ar quente para superfície e com isso, faz com que a umidade relativa do ar fique baixa e favorece as altas temperaturas.

A expectativa para cidades de Goiás, como Aragarças e Porangatu, é que as temperaturas cheguem até aos 43°C. Na região central do estado podem chegar até os 37°C e nas regiões sul e sudoeste a situação não é muito diferente.

Enquanto a temperatura se eleva, a umidade relativa do ar pode cair e ficar abaixo dos 12%, considerado estado de emergência, segundo os prognósticos. Diante da situação, André Amorim pede que a população fique atenta e acompanhe os boletins do Cimehgo para os próximos dias. Além disso, alerta para que evitem exposição ao sol e procure se hidratar nesse momento de calor.

Veja Também