Base Aérea de Anápolis passará por reforma e receberá aeronaves

De acordo com o coronel aviador Antônio Marcos Mioni as adequações são necessárias para que a base possa comportar as aeronaves a partir das devidas exigências e regulamentações

Postado em: 21-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Base Aérea de Anápolis passará por reforma e receberá aeronaves
De acordo com o coronel aviador Antônio Marcos Mioni as adequações são necessárias para que a base possa comportar as aeronaves a partir das devidas exigências e regulamentações

Rafael Melo

A unidade que abriga aeronaves de interceptação da Força Aérea Nacional, localizada em Anápolis, a 55 km de Goiânia, passará por reformas e adequações para receber uma nova frota de aeronaves. Dentre os modelos que serão recebidos está o caça Gripen, que teve uma maquete montada na Base Aérea (BAAN), também chamada de Ala 2. A capacidade de combate dele é considerada quatro vezes maior que a do seu antecessor, o caça F-5. Com isso, a expectativa é que as 32 aeronaves deste modelo de origem sueca cheguem a partir de 2021.

Continua após a publicidade

De acordo com o coronel aviador Antônio Marcos Mioni as adequações são necessárias para que a base possa comportar as aeronaves a partir das devidas exigências e regulamentações. “Nós estamos nos preparando para receber os dois projetos: a ampliação do pátio, construção de hangar, reforma de instalações e vários outros processos aqui que a gente tem que mudar para receber esses novos aviões”, explica o coronel comandante da unidade.

O outro modelo que a unidade deve receber é o KC-390, que é o maior avião cargueiro produzido no Brasil, capaz de transportar até 26 toneladas. Quanto aos cargueiros, a previsão de chegada já é para o ano que vem. Mioni enumerou várias qualidades do modelo, que vai contribuir bastante para a proteção do espaço aéreo brasileiro. “Teremos condições de fazer buscas no mar, buscas na terra, missão de combate a incêndio, ele tem capacidade de autodefesa, pode fazer reabastecimento em voo, tanto de caças como dela própria. Então teremos um aumento muito grande na nossa capacitação”, destaca.

A unidade tem como missão realizar operações de defesa aérea no território nacional. A cidade de Anápolis foi escolhida como base por sua proximidade com a Capital Federal, Brasília, se tornando referência para a aviação de caça nacional e internacional.

Força Aérea

A BAAN é uma unidade subordinada a Força Aérea Brasileira (FAB) que também é responsável pelo desenvolvimento de projetos no Setor Aeroespacial, assim como a operação e o monitoramento de satélites. A partir disso, o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) estabelece a estratégia de implantação de sistemas espaciais de defesa com uso integrado militar e civil, permitindo que as operações das Forças Armadas tenham o necessário suporte das aplicações espaciais de forma coordenada e integrada. Além disso, o PESE traz benefícios diretos e indiretos a todas as ações de governo em prol da sociedade brasileira.

Visitação

Em 1997, a BAAN iniciou seu programa de visitações, que aproxima o público do trabalho realizado pela Base. Para visitar, é necessário fazer agendamento prévio através do email [email protected], informando através de ofício a quantidade de pessoas, nome completo, CPF, e idade de cada uma, se há estrangeiros no grupo e o período de visitação. O agendamento é necessário para que sejam organizados horários para as visitas, que são todas monitoradas e gratuitas. Durante a visita, os frequentadores conhecem as aeronaves do local e o Museu da BAAN.

Portões abertos

Uma vez ao ano, a Base Aérea também promove um evento de visitação livre, chamado Portões Abertos. Na oportunidade, é possível visitar a base e conhecer as aeronaves, além de acompanhar demonstrações de voos. Neste ano, o evento será realizado nos dia 08 e 09 de setembro entre às 09h a 17h. A entrada será liberada e o público poderá visitar o local. Amantes da aviação poderão tirar fotos com as aeronaves de combate e acompanhar shows aéreos.

A entrada é gratuita, mas os visitantes são incentivados a doar 1 kg de alimento não perecível, que serão repassados à instituições de caridade. Quem levar os alimentos poderão concorrer a brindes. A programação no local conta com exposições de aeronaves, esquadrilha da fumaça, aeromodelismo, paraquedismo, salão de arte e artesanato, food truck, exposições de motos e veículos. Durante o dia, ônibus com linha direta para a Base sairão do Terminal Urbano de Anápolis. 

Veja Também