Prefeitura de Goiânia lança nova campanha “Campo Cego”
Objetivo é conscientizar segurança no trânsito
Por: João Victor Reynol de Andrade

A Prefeitura de Goiânia lançou a sua “Operação Campo Cego” nesta quinta-feira (21/9), junto à Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas no trânsito com a responsabilidade no ato de dirigir. O anúncio ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), esta que terá o papel da execução do projeto, desde a comunidade goianiense a condutores de ônibus da capital.
O nome é oriundo do efeito visual em que um objeto ao lado do veículo fica fora do campo de visão do retrovisor e da visão periférica do motorista, tendo assim o ponto cego.
O atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos) falou no evento sobre isto. “A partir de hoje trabalharemos a questão do campo cego, que é muito importante para evitar acidentes envolvendo ônibus, caminhões, pedestres e motociclistas.” Apontou em sua fala
Durante o evento, o secretário Marcelo Torrubia da SMM relatou que só em 2023 houveram mais de 89 acidentes envolvendo motociclistas com transportes coletivos. “Queremos evitar esses acidentes, com essa ação educativa” apontou o secretário. De início, a campanha tem o objetivo de mostrar o ponto cego dos veículos de transporte coletivo com um adesivo alertando a outros motoristas.
Leia também: Com 975 mortes no trânsito, Detran quer implantar faixa azul exclusiva a motociclistas
Presente no local, o motorista de ônibus Nicolau Inácio, da HP Transportes, apontou como o ponto cego pode se estender em certas ocasiões. “Muitas vezes pensamos que o campo cego é pequeno, algo em torno de 20 centímetros da coluna, mas em uma rotatória ou curva o campo cego pode esconder até um ônibus.”