Ar-condicionado e ventilador aumentam 30% o consumo de energia elétrica

Os goianos estão tendo que abusar dos aparelhos de ventilação e ar-condicionado, o que pode aumentar o valor da fatura de energia

Postado em: 22-09-2023 às 08h30
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Ar-condicionado e ventilador aumentam 30% o consumo de energia elétrica
Distribuidora orienta que clientes adotem hábitos de economia durante dias mais quentes | Foto: Leandro Braz/O Hoje

O mês de setembro começou com muito sol, calor e baixa umidade relativa do ar. Dados divulgados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) mostram que algumas regiões do Estado podem registrar até 43°C nesta sexta (22) e fim de semana. 

Esse aumento da temperatura leva ao uso cada vez mais frequente de equipamentos como ar-condicionado e ventilador. Além disso, aparelhos refrigeradores, como geladeira, freezer e bebedouros, naturalmente, consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados.

Por conta desse quadro, a empresária e dona de casa Tâmara Priscila de Paula Campos, tenta várias maneiras de economizar energia durante a temporada de calor, mesmo assim foi pega de surpresa com o valor da fatura no mês de setembro. “Aqui em casa o climatizador fica 24 horas ligado. Impossível se sentir confortável nesse calor sem nenhum eletrodoméstico refrescando o ambiente”, conta.

Continua após a publicidade

Em sua casa moram ela, seu esposo e dois filhos. Nos três quartos o umidificador e ventilador sempre ficam ligados, durante toda a noite. Situação que fez aumentar o valor da conta. “Em agosto o valor veio 10% mais alto, já em setembro esse aumento veio 30% a mais do que consumimos em outras épocas do ano. Esse período realmente faz nosso consumo aumentar”, argumenta Tamara.

“No calor, geladeira, freezer e ar-condicionado, por exemplo, são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor e atingir a temperatura interna programada. As altas temperaturas levam a hábitos diferentes, já que, para escapar do desconforto térmico, as pessoas ligam por mais tempo ventiladores, ar-condicionado, bebem mais água gelada e lavam mais roupas e tomam mais banhos, comportamentos que refletem diretamente no aumento do consumo de energia elétrica”, explica engenheiro eletricista, Jovanilson Freitas.

Uma orientação importante é o cliente sempre observar e entender sua conta de luz. “Na conta de energia, no campo de “Histórico de Faturamento”, é possível comparar o consumo mensal e o valor dos últimos 12 meses, e refletir sobre o seu hábito de consumo e da sua família naquele período. Lembre-se sempre de comparar o consumo dos mesmos meses, por exemplo: Set/22 X Set/23, para a avaliação”, destaca Jovanilson.

Segundo o superintendente comercial da Equatorial Goiás, Roosevelt Cantanhede, para economizar energia os clientes devem adotar novos hábitos de consumo. “Medidas simples como redução gradativa da temperatura no uso do ar condicionado, mudar a estação do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência podem impactar significativamente no valor da conta”, pontua. 

“Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios”, complementa. E essas altas temperaturas registradas nesta semana em Goiás provocaram um aumento do consumo de energia no estado.

Por isso, a concessionária também recomenda que os clientes procurem a empresa quando houver necessidade de aumento de carga. Por exemplo: quando moradores de uma residência adquirem aparelhos de ar-condicionado, geladeira ou freezer, devem comunicar para que o fornecimento seja ajustado, e assim evitar quedas ou falhas na distribuição de energia. Mas não é preciso suar frio. Ainda segundo a empresa, esse ajuste no fornecimento de carga não tem impacto na conta de energia, já que a fatura considera apenas o consumo e tarifas 

O meteorologista e gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que as temperaturas têm ficado acima da média da região, principalmente no período da tarde, e facilmente têm alcançado a marca dos 38ºC. “As temperaturas máximas no estado estão acima do valor médio que é entre 32ºC e 33 ºC. Até domingo, haja água para se hidratar e muito filtro solar para se proteger desse sol”, diz.

Veja Também