Goiás tem queda no número de condutores dirigindo alcoolizados

O menino era obrigado a fazer trabalhos braçais em troca de cama e comida no interior de Goiás

Postado em: 25-09-2023 às 08h35
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás tem queda no número de condutores dirigindo alcoolizados
O menino era obrigado a fazer trabalhos braçais em troca de cama e comida no interior de Goiás | Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou na última quinta-feira (21/9) dados que apontam uma redução no número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool no estado. De janeiro a agosto deste ano, foram registradas 7.945 autuações por embriaguez ao volante, em comparação com 8.689 casos no mesmo período do ano passado, representando uma queda de 8,5%.

Durante os primeiros oito meses deste ano, 5.338 condutores foram autuados em operações de fiscalização por recusa ao teste do bafômetro, conforme o artigo 165A do Código de Trânsito Brasileiro. Outros 2.607 condutores foram autuados após a realização do teste do etilômetro, conforme o artigo 165 do CTB. Em contraste, no ano anterior, foram respectivamente 5.941 autuações por recusa e 2.748 após o teste.

Embora a queda no número de autuações seja considerada modesta, ela é vista com otimismo pelas autoridades de trânsito. O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, atribui essa tendência positiva às ações educativas e ao aumento da fiscalização nas vias. “Quando o cidadão sabe que sua conduta está incorreta e que se insistir será punido, ele pensa duas vezes”, afirma.

Continua após a publicidade

Os condutores autuados com base nos artigos 165 ou 165A enfrentam penalidades severas, incluindo a retenção do veículo, multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Após cumprir o período de suspensão, o condutor deve participar de um curso de reciclagem para recuperar sua Carteira Nacional de Habilitação.

O álcool compromete os reflexos e aumenta a probabilidade de acidentes de trânsito. De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), com base em dados do Ministério da Saúde, a combinação de álcool e direção resulta em mais de 10 mil vítimas por ano.

O país se destaca como um dos poucos no mundo a adotar uma política de tolerância zero para a condução de veículos sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas. No entanto, mesmo com mais de uma década de vigência da Lei Seca, os números ainda revelam um desafio persistente. A mistura proibida de álcool e direção resultou em uma média de 8,7 internações e 1,2 mortes por hora no Brasil em 2021, de acordo com informações do CISA, com base nos dados do Datasus, do Ministério da Saúde.

Balada Responsável

Para combater esse problema, o Detran-GO mantém o Programa Balada Responsável, que se dedica a fazer cumprir a Lei Seca por meio de ações educativas e fiscalização constante. Desde setembro de 2022 até o início deste mês de setembro, foram realizadas 717 operações fiscalizatórias em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Essas operações resultaram na retirada das ruas de 4.369 motoristas que dirigiam sob efeito de álcool.

O delegado Waldir enfatiza que a Balada Responsável não apenas protege condutores embriagados, mas também garante a segurança de todos os usuários das vias. “Muitas vezes as pessoas pensam que o problema não é com ela, já que ela faz tudo certo. Porém, o motorista embriagado pode se envolver em um acidente com um pai de família que está voltando do trabalho, com um jovem que está voltando da faculdade, por exemplo. Ou seja, o combate à alcoolemia no volante, tem que ser uma luta de toda a sociedade”, ressalta.

O Detran-GO planeja intensificar ainda mais a fiscalização e aumentar a eficácia do Programa Balada Responsável em parceria com a Polícia Civil, com o objetivo de combater de forma ainda mais eficiente a combinação de álcool e direção.

Campanha de Conscientização

Além das operações diárias de fiscalização e educação, o Detran-GO lançou uma campanha durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro. A campanha, intitulada “Álcool e direção: quem paga a conta”, destaca as consequências desastrosas da combinação de álcool e direção.

O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre os riscos desnecessários associados ao consumo de álcool antes de dirigir. O Detran-GO incentiva os cidadãos a se divertirem com responsabilidade, usando táxi, transporte por aplicativo ou carona com amigos como alternativas seguras para voltar para casa após o consumo alcoólico.

A luta contra a alcoolemia ao volante é uma responsabilidade compartilhada por todos, e o Detran-GO continua empenhado em garantir que as estradas de Goiás sejam mais seguras para todos os cidadãos.

Veja Também