Prefeitura disponibiliza serviço de urgência e emergência de pediatria em quatro unidades de saúde da Capital

Serviço visa aproximar o atendimento das residências dos cidadãos, além de evitar deslocamentos para outras regiões da cidade em busca de atendimentos médicos pediátricos

Postado em: 26-09-2023 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura disponibiliza serviço de urgência e emergência de pediatria em quatro unidades de saúde da Capital
Serviço é oferecido pela Secretaria Municipal Saúde (SMS) em unidades localizadas nas regiões Campinas/Centro, Leste, Sudoeste e Noroeste de Goiânia | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece atendimento pediátrico de urgência e emergência de forma descentralizada em quatro unidades de saúde da Capital, sendo duas delas com funcionamento 24 horas por dia e outras duas com atendimento das 7h às 19h.

Para o Rogério Cruz, a descentralização do atendimento médico é importante e vai de encontro com o que se pretende em Goiânia, que é, conforme ele, tratar a área da saúde com prioridade. “A saúde sempre esteve entre as prioridades da minha gestão, e descentralizar o atendimento pediátrico evita que pacientes tenham que se deslocar para outras regiões em busca de cuidados de urgência e emergência”, diz o prefeito. 

O serviço descentralizado diminui a distância entre os cidadãos e o atendimento médico pediátrico, tornando-o mais acessível e conveniente. Para isso, as quatro unidades de saúde que oferecem o atendimento especializado em pediatria estão localizadas nas regiões de Campinas/Centro, Leste, Sudoeste e Noroeste.

Continua após a publicidade

Dessas, duas unidades a oferecem atendimento 24 horas: o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Campinas, em Campinas, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, na Chácara do Governador. Além delas, duas UPAs mantêm o atendimento pediátrico, todos os dias da semana, das 7h às 19h. São elas: a UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior, no Residencial Itaipú, e UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I.

“Essas unidades estão equipadas e preparadas para oferecer o atendimento à população infantil de Goiânia. O prefeito Rogério Cruz está mostrando que é possível fazer política cuidando das pessoas”, destacou a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Mathias.

Quando procurar o pronto-socorro

É fundamental que os pais e responsáveis estejam cientes de quando procurar o pronto-socorro. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mais de 70% das visitas ao pronto-socorro infantil poderiam ser evitadas ou direcionadas para as unidades de Atenção Primária em Saúde. As quatro unidades da capital trabalham com protocolos de triagem, que permitem a classificação dos pacientes de acordo com a gravidade dos casos.

Entre os casos que requerem atenção de urgência e emergência, estão situações como febre com picos de mais de 39°C, quedas acompanhadas de sonolência, vômitos e dor de cabeça, intoxicação e dificuldade para respirar.

Veja Também