Nove funcionários são hospitalizados após vazamento de amônia em frigorífico de Iporá 

Bombeiros informaram que um homem sofreu queimaduras

Postado em: 26-09-2023 às 07h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Nove funcionários são hospitalizados após vazamento de amônia em frigorífico de Iporá 
O acidente ocorreu às 10h30 na empresa | Foto: Divulgação

Pelo menos sete funcionários de um frigorífico em Iporá foram contaminados com amônia após vazamento na manhã desta segunda-feira (25). O Corpo de Bombeiros, por meio de um comunicado enviado à imprensa, informou que um homem teve queimaduras. A corporação informou que o aparelho, com gás, do sistema de refrigeração, despencou sobre ele. 

O acidente ocorreu às 10h30 na empresa. Segundo os Bombeiros, a tubulação se rompeu enquanto funcionários trabalhavam no sistema de refrigeração da empresa frigorífica. Ao romper, uma mangueira se soltou e, vazando a amônia, atingiu o funcionário, causando as queimaduras. Por causa do impacto e queimaduras, o homem, que não teve o nome divulgado, desmaiou. 

“A mangueira chicoteou e bateu no funcionário, além de liberar a amônia que estava em temperatura baixíssima e provocou a queimadura no braço, axila e peito dele”, explica o tenente Pyterson Kazaer. Segundo o militar, outro funcionário também respirou muito gás e desmaiou no local.

Continua após a publicidade

“Outros sete funcionários foram expostos ao gás em menor quantidade e por menos tempo”, detalha Kazaer.

Para retirar o funcionário atingido pela amônia e o outro que desmaiou no local, um terceiro vestiu uma roupa de proteção nível A, porém, ao sair da empresa, também passou mal. Quando os bombeiros chegaram no local, todas os funcionários já estavam fora da área de vazamento.

Ao todo, nove funcionários foram contaminados, sendo dois em estado grave, e levados para o hospital pelos bombeiros, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou por meios próprios. Antes, todas foram descontaminadas com banhos de mangueira.

Um vídeo mostra o momento em que o funcionário que estava com roupa de proteção nível A é descontaminado. Já as fotos mostram os funcionários tomando os banhos de mangueira para retirar a amônia. Por fim, o Corpo de Bombeiros informou que o vazamento foi contido.

Veja Também