Goiânia tem pelo menos dez quedas de energia por hora nesta segunda

A Equatorial chama atenção também para que clientes adotem hábitos de economia durante dias mais quentes

Postado em: 26-09-2023 às 07h30
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia tem pelo menos dez quedas de energia por hora nesta segunda
Equatorial orienta para economia de energia nesse período de calor | Foto: Leandro Braz

Nos últimos dias moradores da capital de Goiás, Goiânia, têm enfrentado constantes quedas de energia. O clímax para as quedas ocorreram nesta segunda-feira (25) quando, sobretudo no período da tarde, ocorreram, por hora, pelo menos dez quedas de energia, causando algumas preocupações, principalmente sobre eletrodomésticos. Em alguns bairros, como Marista, Setor Sul, Pedro Ludovico, Jardim América e Centro. 

Por meio de nota, a Equatorial, empresa de distribuição de energia elétrica com atuação no estado de Goiás, com sede em Goiânia, informou que o fornecimento de energia para a cidade está normal neste momento. “A distribuidora registrou rápidas interrupções de fornecimento devido a manobras para religação realizadas na rede elétrica”, diz um trecho do texto enviado ao Jornal O Hoje.

As manobras telecomandadas ajudam na redistribuição de carga para manter o maior número de clientes com energia e deixar apenas o local com o alerta para aumento do consumo de energia no calor, afirma a distribuidora. A Equatorial chama atenção também para que clientes adotem hábitos de economia durante dias mais quentes.

Continua após a publicidade

O mês de setembro começou com muito sol, calor e baixa umidade relativa do ar. Dados divulgados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) mostram que algumas regiões do Estado podem registrar até 43°C. Diante da situação, a empresa dá dicas de economia de energia durante a temporada de calor, para que os cidadãos não sejam surpreendidos com a conta de energia.

Com as altas temperaturas, o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador torna-se cada vez mais frequente. Além disso, refrigeradores como geladeira, freezer e bebedouros naturalmente consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados. 

O superintendente comercial da Equatorial Goiás, Roosevelt Cantanhede, explica que para economizar energia os clientes devem adotar novos hábitos de consumo. “Medidas simples como redução gradativa da temperatura no uso do ar condicionado, mudar a estação do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios”, lembra.

Orientações

A Equatorial orienta que dêem preferência para lâmpadas LED, que consomem menos e duram até dez vezes mais. Na hora de comprar um eletrodoméstico, é importante verificar se possui o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia. Outra forma de economizar, é não ligar muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de T’s, pois isso pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves.

A distribuidora orienta ainda: desligar o ventilador e/ou umidificador sempre que deixar de usar o ambiente; Sobre o ar  condicionado é importante escolher modelos mais econômicos, com selo Procel e classificação A; evitar entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho em local com boa circulação de ar; ajustar a temperatura para 23°C, as temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima.

Veja Também