Nova fase da Lesa Pátria cumpre mandados no DF, SP, PR, MG e Goiás

Três pessoas são alvos de prisão preventiva na 17ª etapa da operação que apura os atos golpistas de 8 de janeiro

Postado em: 27-09-2023 às 08h41
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova fase da Lesa Pátria cumpre mandados no DF, SP, PR, MG e Goiás
Três pessoas são alvos de prisão preventiva na 17ª etapa da operação que apura os atos golpistas de 8 de janeiro (Foto ilustrativa: PF)

A Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), chegou em sua 17ª fase nesta quarta-feira (27). A ação, que investiga os atos golpistas contra os três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, cumpre três mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Os alvos dos mandados de prisão são: Aildo Francisco Lima, vulgo Bahia, e Basilia Batista, ambos de São Paulo, e Margarida Marinalva de Jesus Brito, do DF. Entre os investigados que “receberam” busca e apreensão: Danilo Silva e Lima (GO), Osmar Pacheco da Silva (GO), Wanderley Zeferino da Silva (GO), Luciene Beatriz Ribeiro Cunha (MG) e Erli Antonio Fernandes (MG).

Esta fase da Lesa Pátria visa identificar financiadores dos ataques antidemocráticos. “Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz nota da PF.

Continua após a publicidade

E ainda: “As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.”

Sobre Bahia, ele foi identificado como autor da transmissão ocorrida enquanto estava sentado na cadeira do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O Jornal O Hoje mantém o espaço aberto para que qualquer um dos investigados possa se manifestar.

Veja Também