Goiás adere a pacto contra a baixa cobertura na vacinação

Brasil está na lista da OMS de países com vacinação atrasada em crianças

Postado em: 28-09-2023 às 08h00
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás adere a pacto contra a baixa cobertura na vacinação
Brasil está na lista da OMS de países com vacinação atrasada em crianças | Foto: Hegon Corrêa

O governador Ronaldo Caiado (União) assinou o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal e também lançou o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais em um evento realizado na tarde desta quarta-feira (27), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O objetivo do Pacto, que é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), é conscientizar a população acerca da vacinação prevista no Programa Nacional de Imunização para a prevenção de cerca de 40 doenças preveníveis pela vacinação. A retomada das altas coberturas vacinais é uma ação preconizada pelo Ministério da Saúde.

Ao longo dos anos, os índices previstos pelo Calendário Nacional de Vacinação de Crianças e Adolescentes vêm apresentando queda gradativa. A situação, porém, fez com que o Brasil entrasse na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) dos dez países com maior quantidade de crianças com vacinação atrasada. 

Continua após a publicidade

O imunizante contra a poliomielite, por exemplo, está em 2023 com uma cobertura vacina de 68,17% em Goiás, número abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. Hoje, o menor índice diz respeito à vacina contra a febre amarela, que tem cobertura vacinal de apenas 61,6% no estado.

A superintendente de vigilância em saúde de Goiás, Fluvia Amorim, ressaltou durante o lançamento do plano que a questão da imunização é algo que envolve a sociedade como um todo. “Quanto mais forças e quanto mais unidos nós formos, melhor será o resultado”, disse. 

Segundo Amorim, todas as vacinas da infância estão preconizadas. E repercutiu a importância da vacina contra a covid-19, por exemplo. “A gente viveu recentemente, durante a pandemia, a pior crise sanitária mundial. A gente teve uma vacina que saiu rapidamente. Os gráficos, os números mostraram o quanto a vacina foi importante para a redução do número de casos”, afirmou.

O cenário foi um dos fatores que levaram a criação do Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais. Batizado de Vacina Mais, Goiás, o plano foi elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), com apoio do Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Sociedade Goiana de Pediatria, Sociedade Goiana de Infectologia e Secretaria Estadual de Educação.

O plano prevê uma série de ações para a retomada das altas coberturas vacinais, o que inclui, por exemplo, o combate à desinformação da população acerca da vacinação; a melhoria da segurança nos processos de imunização e incentivo aos municípios para a viabilização do acesso da população a vacinação, com flexibilização de horários das salas de imunização. 

As ações irão reforçar outras estratégias já adotadas pela pasta da Saúde, como,  por exemplo, a Campanha Estadual de Multivacinação 2023, que começa neste sábado (30), o Imuniza Goiás, o Certificado de Vacinação para a matrícula nas escolas goianas e também o microplanejamento.

Veja Também