4º maior usina hidrelétrica do país suspende atividade devido a seca na Região Norte

Hidrelétrica de Santo Antônio tem rio com vazão menor que 50%

Postado em: 03-10-2023 às 09h44
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: 4º maior usina hidrelétrica do país suspende atividade devido a seca na Região Norte
O Rio Madeira está com menos de 50% de sua vazão | Foto: Divulgação/Santo Antônio Energia

A seca histórica que aflige a Região Norte do país está afetando a geração de energia como é o atual caso do estado de Rondônia. Nesta manhã de terça-feira (2/10) foi anunciado que a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, a 4º maior nacional, foi afetada pela atual seca que atinge as bacias do Rio Amazonas. 

Segundo a concessionária energética que gere a instalação, o Rio Madeira está com menos de 50% de sua vazão. Por conta disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), apoiaram a decisão de interromper as turbinas por tempo limitado.

Leia também: Goiás registra mais de 6 mil novas vagas de emprego em agosto

Continua após a publicidade

É a segunda vez nestes dois meses que a usina teve de cessar as operações devido a seca. Não só como o Rio Madeira mas bem como o Rio Negro está com o mesmo problema, gerando uma crise ambiental nos arredores do curso fluvial, afetando o abastecimento de água de 23 municípios dos 62 do estado.

Crise histórica

Além disso, a crise hídrica está afetando a produção agrícola de dezenas de cidades, levando o governo estadual a decretar um estado de emergência com um conselho montado para atuar em cima da crise.

Outra questão levantada pelos especialistas é o risco ambiental do calor extremo que abala a região, em especial, os animais que dependem do rio. Imagens ao redor das margens mostram peixes mortos amontoados em centenas de corpos. Outra preocupação, o famoso animal boto rosa ou golfinho de água doce, também foi atingido pela seca com imagens similares dos animais mortos nas margens do Rio Negro.

Veja Também