Outubro inicia com pequenas chuvas em Goiás

Mesmo com a probabilidade de chuva, as temperaturas elevadas podem chegar aos 34°C, nesta sexta-feira

Postado em: 06-10-2023 às 08h00
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Outubro inicia com pequenas chuvas em Goiás
Umidade relativa do ar pode variar entre 35% a 90% | Foto: Reprodução

Após o mês de setembro ter sido marcado para a história com uma temporada de altas temperaturas em Goiás, o estado começa a receber algumas chuvas no começo deste mês de outubro. Com isso a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), feita na manhã desta quinta-feira (4), se cumpre.

Segundo o alerta de chuvas emitido pelo órgão nesta quarta-feira, a possibilidade de chuva era para parte Centro-Sul do Estado de Goiás, mas com temperaturas elevadas e com uma temperatura máxima de 34°C, e com a umidade relativa variando entre 35% a 90%. Com isso, Goiânia amanheceu com o céu nublado e com um clima um pouco mais agradável do que os últimos dias, onde a onda de calor era extrema. Na parte da tarde de ontem, alguns bairros da capital já começaram a receber chuvas isoladas. Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, também houve uma chuva leve.

Para esta sexta-feira (5) a previsão de chuva continua. Segundo o Cimehgo o tempo de nebulosidade continua com pancadas de chuvas em áreas isoladas em várias regiões do estado de Goiás. Mesmo com a probabilidade de chuva, as temperaturas elevadas podem chegar aos 34°C. Já a umidade relativa do ar também varia entre 35% a 90%.

Continua após a publicidade

Calor “infernal”

No mês passado, Goiás fez história com o segundo setembro mais quente nos últimos 86 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Neste ano a temperatura esperada para a capital em setembro era de 35,9°C, mas Goiânia teve uma temperatura máxima além do esperado, com uma média de 40,4°C, no dia 29 de setembro, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Outra cidade do estado também registrou alta temperatura no mês anterior. Itumbiara no dia 24 de setembro alcançou uma temperatura de 41,3°C, com isso o município ficou na 6ª posição entre as cidades mais quentes no Brasil. O levantamento também foi feito pelo Inmet. Das 20 cidades mais quentes que estavam no ranking elaborado pelo Inmet, Itumbiara foi a única de Goiás que apareceu na lista.   

A massa de ar quente alcançou a marca perto ou acima dos 40°C em vários estados do Brasil, como o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram o pior calor, com as temperaturas ultrapassando os 40°C na maioria dos seus municípios, segundo o estudo feito pela MetSul Meteorologia.

Para os primeiros dias de outubro, a previsão é de chuva em Goiás. Até o momento não há informações divulgadas pela Cimehgo para o restante do mês.

Veja Também