Colégio militar é investigado por possível apologia ao nazismo

Imagens divulgadas mostram alunos vestidos com roupas pretas e uma bandeira com a suástica.

Postado em: 09-10-2023 às 17h30
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Colégio militar é investigado por possível apologia ao nazismo
Foto: TN Online

O Colégio Cívico Militar Marquês de Caravelas, em Arapongas, Paraná, está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) devido a suspeitas de possível apologia ao nazismo.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram dois estudantes vestidos de preto ao lado de um manequim que exibe uma característica semelhança com Adolf Hitler, incluindo o característico bigode. Também é visível uma bandeira vermelha com a suástica, símbolo da ideologia nazista. As imagens geraram polêmica e levaram à remoção da publicação no perfil oficial do colégio no Instagram

O colégio havia divulgado a atividade como parte de um projeto de estudo sobre a Segunda Guerra Mundial com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os estudantes entrevistaram uma senhora sobrevivente da guerra, compartilhando suas experiências dessa época. Adicionalmente, eles conduziram uma entrevista com a filha de um soldado nazista, residente em Rolândia, cujo registro foi exibido na escola para outras turmas. O colégio, por meio da legenda da postagem, enalteceu a iniciativa da professora, sem prever a polêmica que a atividade geraria.

Continua após a publicidade

A Seed-PR emitiu uma declaração oficial informando que está investigando o trabalho conduzido pelos alunos do colégio. E ainda reiterou que a apologia a qualquer forma de doutrina, partido, ideologia e referências ao nazismo são absolutamente inaceitáveis em qualquer instituição da rede estadual de ensino.

Veja Também