Orientação da Comurg reduz em 80% descarte de lixo em calçadas e lotes

Nesta semana, equipes percorrem ruas da Vila João Vaz, Jardim Novo Mundo, Vila Boa, Capuava, Universitário, Santos Dumont, Faiçalville, Coimbra e Jardim América, orientando população

Postado em: 09-10-2023 às 17h19
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Orientação da Comurg reduz em 80% descarte de lixo em calçadas e lotes
Nesta semana, equipes percorrem ruas da Vila João Vaz, Jardim Novo Mundo, Vila Boa, Capuava, Universitário, Santos Dumont, Faiçalville, Coimbra e Jardim América, orientando população. | Foto: Divulgação

Com objetivo de combater o acúmulo de lixo em calçadas, áreas públicas e lotes particulares, agentes de orientação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) percorrem diariamente os bairros da capital levando informações aos moradores sobre a forma correta de descartar os resíduos.

Todos os meses são emitidas cerca de 3 mil notificações administrativas pela companhia por descarte irregular. Cerca de 80% das notificações são atendidas pela população. “Isso demonstra que nosso trabalho tem surtido o efeito esperado, colaborando para a diminuição do lixo clandestino”, pontua o chefe da Divisão de Orientação da Comurg, Wesley Lázaro.

Nesta semana, o serviço é realizado na Vila João Vaz, Jardim Novo Mundo, Vila Boa, Setor Capuava, Setor Universitário, Setor Santos Dumont, Setor Faiçalville, Setor Coimbra e Jardim América. A programação é planejada previamente e visa atender todos os bairros de Goiânia.

Continua após a publicidade

O presidente da Comurg, Alisson Borges, afirma que as calçadas são as campeãs de irregularidades. “Os moradores costumam deixar materiais de construção e restos de obras obstruindo a passagem, um ato que prejudica o ir e vir de pedestres e cadeirantes, e ainda favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e de animais peçonhentos”, diz.

O chefe da Divisão de Orientação da Comurg ressalta que nos casos em que as notificações administrativas não são cumpridas, o contribuinte fica sujeito à multa. “O cidadão tem três dias para resolver o problema, descartando os resíduos nos Ecopontos ou contratando uma caçamba. Caso contrário, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) é acionada e aplica a penalidade”, explica.

“O trabalho da Comurg tem a finalidade de orientar e informar, e a colaboração da população é essencial”, alerta o presidente Alisson Borges. A população podem denunciar o descarte irregular de lixo à Comurg pelo telefone (62) 3524-8555 ou por meio do WhatsApp (62) 99855-8555.

Veja Também