Mais de dois terços das crianças vacinada na Campanha Multivacinação estavam com calendário atrasado

Mais de 84 mil pessoas compareceram nos primeiros dias

Postado em: 10-10-2023 às 11h59
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de dois terços das crianças vacinada na Campanha Multivacinação estavam com calendário atrasado
Este dado corrobora informações do governo da baixa cobertura vacinal, um dos principais objetivos desta campanha | Foto: Divulgação/Secom

A Secretaria de Saúde do estado de Goiás (SES-GO) apontou que 68% das 84 mil pessoas que atenderam a Campanha Multivacinação de 2023, estavam com alguma vacina atrasada. Este dado corrobora informações do governo da baixa cobertura vacinal, um dos principais objetivos desta campanha.

O evento se dividiu na primeira semana de vacinação, destinada para a população geral com mais de 57 mil vacinas, e no dia D, destinada para crianças e adolescentes atualizarem o cadastro com 24 mil participações ao redor do estado. 

De acordo com o Secretários de Saúde do Estado, Sérgio Vencio, mesmo antes da pandemia de covid-19 havia a queda do cumprimento da cobertura vacinal de mantida pelo Ministério da Saúde, “desde 2016 esse número vem caindo. Mas nós confiamos que esse ano teremos uma recuperação. Só no Dia D da vacinação foram mais de 50 mil doses aplicadas e 32% das crianças nem precisaram se vacinar porque estavam com a caderneta em dia” disse o secretário.

Continua após a publicidade

Contudo, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, disse que mesmo após o aumento da cobertura, ainda não foi o fim da campanha, que só acaba no dia 14 de outubro, “os pais que ainda não procuraram o posto de vacinação têm até o dia 14 de outubro para atualizar a caderneta. Lembrando que a atualização significa proteção para as nossas crianças e adolescentes“ falou o também que o cumprimento deve ser obrigatório para o aluno se candidatar nas escolas públicas e escolares.

Veja Também