Chuva “relâmpago” derruba árvores e postes e deixa moradores sem energia na capital

Transtornos ocorreram após chuva que não durou nem 30 minutos na tarde desta terça-feira; calor permaneceu, deixando goianienses desanimados

Postado em: 11-10-2023 às 08h30
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Chuva “relâmpago” derruba árvores e postes e deixa moradores sem energia na capital
Chuva e ventanias rápidas provocam queda de árvores na Avenida Alameda Couto Magalhães, no setor Pedro Ludovico | Foto: Leandro Braz/O Hoje

Uma chuvarada que durou nem 30 minutos surpreendeu os goianienses nesta terça-feira (10). Acompanhada de ventanias, a pequena tempestade causou transtornos na Avenida Alameda Couto Magalhães, no bairro Pedro Ludovico, em Goiânia. No local, a chuva resultou na queda de pelo menos uma árvore e postes de energia, gerando uma falta de eletricidade na região e nos prédios próximos. 

Além disso, dois carros também foram atingidos pelas árvores que caíram no momento, mas o acidente não causou nenhuma vítima porque os veículos estavam estacionados. Na Avenida Jamel Cecílio, no Setor Sul, também ocorreu a queda de uma árvore sobre um veículo. Depois da chuva, a informação foi confirmada para a reportagem do jornal O Hoje pelo Corpo de Bombeiros. 

A chuva, mesmo que rápida, também causou transtorno no trânsito nas Avenidas Anhanguera, T10, Deputado Jamel Cecílio e em outros locais de Goiânia. Por causa da interrupção de energia, vários prédios residenciais ficaram sem energia. Assim como empresas e casas. Quem percorria avenidas também sofreu com o transtorno no trânsito, sobretudo onde há controle do tráfego de sinaleiros, que estavam desligados. 

Continua após a publicidade

Com isso, a rotina do trânsito após a chuva foi de estresse seguido de buzinaço e muita espera. Havia em alguns pontos da capital pequenos alagamentos, que, menos de uma hora depois da chuva, ficou controlado. 

Com essa chuva, mais uma vez as projeções feitas, à reportagem do jornal O Hoje, pela Cimehgo, foram confirmadas. Segundo o boletim do órgão de meteorologia, as temperaturas em Goiânia continuam elevadas. Por esse motivo, nesta última terça-feira, a temperatura máxima registrada estava entre 32°C e 34°C. Já a umidade relativa do ar ficou entre 35% e 90%.

Para esta quarta-feira (11), de acordo com a Cimehgo, a previsão é de que a chuva continue em vários municípios de Goiás, mas ainda com temperaturas elevadas que podem chegar até os 34°C. O risco de chuvas fortes no formato de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e raios, é específico.

No fim de semana as chuvas pareciam com crise de identidade. Enquanto que, na sexta-feira passada, a chuva foi discreta, a madrugada de sábado foi bem parecida com esta terça–feira: uma chuva rápida, mas mais intensa. Regiões próximas da capital também registraram chuvas e umidade relativa do ar variando entre 35% e 90%.

No início do mês de outubro, em comparação com setembro, o índice de calor é bem menor. Setembro foi recorde em Goiânia, sendo o mês mais quente dos últimos 86 anos. A previsão para o mês anterior era de que a capital atingisse 35,9°C, no entanto, a temperatura registrada era de 40,4°C.

Veja Também