Dez goianos resgatados de Israel pela FAB chegam a Goiânia

Dez cidadãos de Rio Verde foram socorridos pela Força Aérea Brasileira

Postado em: 13-10-2023 às 09h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Dez goianos resgatados de Israel pela FAB chegam a Goiânia
Dez cidadãos de Rio Verde foram socorridos pela Força Aérea Brasileira | Foto: Reprodução

Um grupo de goianos que enfrentaram, nos últimos dias, sensações que iam de medo à desesperança em Israel desembarcaram na manhã desta quinta-feira, dia 12, no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. As pessoas compunham um grupo de uma excursão religiosa de Rio Verde, no Sudeste do estado, que havia saído de Goiás no dia 5 rumo à Israel, no Oriente Médio.

Os brasileiros fazem parte de um histórico resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) ao que é considerado repatriação por causa de uma guerra declarada por Israel contra o grupo Hamas, braço armado da Faixa de Gaza. 

A viagem dos goianos de Rio Verde, contudo, não saiu como planejado. No dia seguinte que chegaram ao país experimentaram o perigo a poucos quilômetros quando, no dia 7, o Estado de Israel declarou guerra ao grupo Hamas após ataques que deixaram centenas de mortos. Logo houve uma ofensiva de resposta, deixando outras centenas de feridos e mortos na Faixa de Gaza. 

Continua após a publicidade

Enquanto isso, turistas de dezenas de países, incluindo brasileiros, e até mesmo que vivem na região, solicitaram ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva ajuda para escapar do perigo de bombas, ataques a tiros e bombardeios os pudessem matar.  

Por isso, é provável que a palavra bunker vai demorar a sair da memória dos goianas obrigados a correr para estes esconderijos a cada sinal sonoro do Estado de Israel, como é possível ver em reportagens de emissoras televisivas que, 24 horas por dia, transmitem a ofensiva bélica recíproca. Para salvaguardar, diz o governo israelense, a vida de reféns, levados no sábado dia 7, houve um cerco ainda mais restritivo à faixa de Gaza, interrompendo energia, água e gás. 

O conflito, que, na verdade, é tratado como guerra por ambos os lados, é um dos mais sangrentos da história de brigas por território que perdura, na discussão geopolítica, desde a metade do século XX. Os últimos dados divulgados pelos dois territórios anunciaram que ocorreram 1.300 mortes em Israel e 1.417 em Gaza.

Veja Também