A menos de um mês do Enem, especialistas dão dicas de preparo mental

A geração Z apresenta sintomas de ansiedade e depressão mais cedo e por mais tempo do que há dez anos, diz estudo

Postado em: 13-10-2023 às 08h20
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: A menos de um mês do Enem, especialistas dão dicas de preparo mental
A geração Z apresenta sintomas de ansiedade e depressão mais cedo e por mais tempo do que há dez anos, diz estudo | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Falta menos de um mês para a tão aguardada prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 (Enem), que será realizada nos dias 5 e 12 de novembro. Mas além de estar com os estudos em dia, é importante que o estudante mantenha a calma para não deixar que a ansiedade torne aquilo que poderia ser a chance de entrar na universidade, um problema de saúde.

Esta geração de jovens nascidos a partir dos anos 2000, conhecida como a geração Z, é mais suscetível a desenvolver ansiedade mais cedo do que outras gerações passadas, por isso, a saúde mental precisa ser uma preocupação nesta época.

Tanto é, que uma pesquisa realizada pelas universidades de Cardiff, Edimburgo e Bristol, no Reino Unido, mostram que a geração Z apresenta sintomas de ansiedade e depressão mais cedo e por mais tempo do que há dez anos. A pesquisa reuniu dois grupos com 10 mil pessoas da geração Millennial e quase 18 mil pessoas da geração posterior.

Continua após a publicidade

Dessa forma, alguns especialistas da Guia da Alma, plataforma de soluções de saúde mental para pessoas e empresas, compartilham estratégias de preparo mental para o período de provas.

A primeira estratégia consiste em práticas de bem-estar, como meditação e yoga. De acordo com os especialistas, a meditação e yoga são capazes de mudar a química cerebral, promovendo hormônios do bem-estar e a quebra de sensações da ansiedade. Isso acontece porque no momento em que estamos meditando e alongando, focamos na respiração.

“Uma dica é inspirar 4 segundos, pausar por 2 segundos e soltar o ar por mais 4. Realizando a respiração dessa maneira, nosso corpo manda uma mensagem imediata para o cérebro sinalizando tranquilidade”, ensina a  terapeuta Cenira de Fátima Vieira, especialista no comportamento das novas gerações.

Outra dica importante, é a diminuição do tempo com telas, uma vez que elas podem desenvolver nos jovens uma ansiedade noturna, sono inadequado, e uma angústia em perder novas informações, segundo os especialistas. Diante disso, a psicóloga Thamiris Begoti, diz que o indicado é limitar o tempo em aplicativos, ter cuidado com fake news e participar de atividades offline.

A organização da rotina pré e durante o vestibular também é fundamental. Cenira aponta que a organização pode ser o segredo para diminuir o sentimento de incerteza que causa a ansiedade e te dar uma sensação de controle, diminuindo a ansiedade. “Para isso, mantenha o foco. Tenha hábitos regulares de sono. Mantenha sua mesa de estudos organizada. Essas são formas de organizar sua mente também”, comenta.

Além disso, o apoio terapêutico, nesse momento de estudos e espera por um resultado que pode literalmente mudar a sua vida, pode ser muito benéfico para o fortalecimento emocional. “O apoio do terapeuta é fundamental em momentos delicados como esse. Com formação qualificada, o profissional ensinará técnicas específicas para gerenciar ansiedade e ferramentas emocionais para lidar com o estresse. Da mesma forma, o terapeuta ajuda a reconhecer pensamentos negativos, oferecendo suporte emocional para enfrentar desafios de forma mais tranquila.” Explica Rodrigo Roncaglio, fundador da Guia da Alma.

Veja Também