Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Aparecida lança amplo pacote de infraestrutura asfáltica

Projetos contemplam implantação de galerias pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização viária e instalação de meio fio em todas as ruas

Postado em: 16-10-2023 às 08h15
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida lança amplo pacote de infraestrutura asfáltica
Projetos contemplam implantação de galerias pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização viária e instalação de meio fio em todas as ruas | Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia, segundo maior município do estado de Goiás que integra a região metropolitana da capital, está recebendo uma frente de obras e investimentos que, segundo a prefeitura, deve impulsionar o desenvolvimento da cidade. Os benefícios estão sendo levados para todos os bairros, ampliando a pavimentação asfáltica, oferecendo lazer aos moradores e melhorando a mobilidade. 

O objetivo, segundo o prefeito Vilmar Mariano (MDB), é ampliar a qualidade de vida dos aparecidenses. Ele afirma que são obras e serviços essenciais que geram resultados para a população. “São novas praças construídas, reformas de escolas, conclusão de asfaltos, construção de bueiros e novos lançamentos de obras. A população é a maior beneficiada. É ela quem ganha”, afirma o prefeito. 

Na Vila Oliveira, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está finalizando a 2ª etapa de pavimentação. A região é uma das áreas residenciais que apresentam crescimento constante na cidade nos últimos anos. Com o asfalto, a expectativa é que o bairro se valorize ainda mais, integrando o trânsito de Aparecida e atraindo novos negócios para o setor.

Continua após a publicidade

Os trechos foram piquetados e as máquinas devem entrar em serviço nesta semana. Segundo a pasta, a expectativa é finalizar todo o projeto antes do período chuvoso. “Nossas equipes estão nas ruas aplicando o asfalto, para que seja aplicada a sinalização viária e a gente consiga entregar um bairro asfaltado para os moradores que tanto esperaram por esse benefício”, comentou o prefeito.

Ao todo são 48 mil m2 de ruas que serão asfaltadas no bairro. Além disso, há também a sinalização horizontal e vertical, implantação de galerias pluviais, mais de 12 mil metros lineares de meio-fio e 16,6 mil metros quadrados de calçadas, que vão dar maior comodidade aos moradores do bairro.

Conforme cronograma da Seinfra, os trechos restantes são a Alameda Leucita, a Rua Mica e a Rua Cristal. As ruas receberam os piquetes para delimitar a via e devem receber os serviços de terraplanagem e imprimação na próxima semana. As técnicas além de preparar o solo para receber a capa asfáltica, também ajuda na durabilidade e resistência da via.

O projeto contempla também a pavimentação de 20 ruas que restavam do bairro. Até o momento foram asfaltadas as avenidas Turquesa e Cianita, e os trechos das ruas Turmalina, Granada, Viterita e Sillimanita. O investimento é de R$ 6,7 milhões, obtidos via emenda parlamentar do ex-deputado estadual e atual vice-governador Daniel Vilela e contrapartida da Prefeitura.

O secretário de Infraestrutura Mário Vilela destaca a grandiosidade da obra. “A Vila Oliveira é um bairro que existe há um tempo que merecia a finalização do asfalto. Esperamos entregar toda a pavimentação antes do período chuvoso para garantir o conforto e melhorar a vida dos moradores que aqui moram”, pontua.

Demais pavimentações 

Na área de pavimentação asfáltica, as obras no Bairro Independência e Vila Oliveira estão sendo finalizadas. Atualmente a prefeitura executa as obras de construção de bueiro celular triplo no Jardim Ipanema e no Polo Empresarial; e de pavimentação nos setores Vila Romana (1ª); Ibirapuera/Goiânia Park Sul; Vila Oliveira (2ª etapa); Bairro Independência (2ª etapa); Jardim Dom Bosco II (1ª etapa).

Com 50% das obras já concluídas, a Prefeitura de Aparecida está licitando serviços para terminar a construção dos eixos viários Leste-Oeste 1, Leste-Oeste 2, Leste-Oeste 3 e Leste-Oeste 5. A gestão municipal também concluiu a pavimentação/recapeamento do Setor Central e da 1ª etapa da Vila Oliveira e do bueiro celular triplo do Jardim Dom Bosco II. Somadas, todas essas obras receberam investimento de R$ 49,6 milhões.

Todas as obras de infraestrutura estão proporcionando um novo salto de qualidade para mobilidade urbana do município. “A cidade está com grandes vias que propõe a interligação entre as regiões e facilitando a vida das pessoas com opções de acesso rápido”, pontua. 

Os Eixos Estruturantes 01 e 04 já estão prontos e liberados para o tráfego. A primeira liga a rodovia GO-040 a Avenida Rio Verde no Jardim Helvécia; o Eixo-04 liga a Avenida Santana no Setor Nova Olinda ao prédio da UFG na Zona da Mata. 

“Já entregamos dois eixos estruturantes, mas é importante lembrar que outros estão sendo construídos. Isso tem dado novo salto de desenvolvimento para a cidade”, afirma Vilmar. Outros eixos estão sendo construídos, entre eles o Eixo Estruturante que liga o Jardim Tiradentes ao Madre Germana.

Veja Também