Aliexpress é a mais nova empresa a ser regulada pelo Remessa Conforme e adere ao imposto de 92% 

Valor da tributação e do ICMS estarão inclusos na comprar dos produtos importados

Postado em: 16-10-2023 às 11h38
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Aliexpress é a mais nova empresa a ser regulada pelo Remessa Conforme e adere ao imposto de 92% 
Para produtos abaixo dos USD$ 50 a isenção de impostos de tarifa continua, mas mantendo a cotação do ICMS | Foto: Divulgação

O aplicativo de compras online Aliexpress do grupo Alibaba é o mais novo serviço a entrar no programa Remessa Conforme da Receita Federal, isentando a tarifa de imposto de produtos abaixo de 50 dólares ou aproximadamente R$ 250. O plano do Ministério da Fazenda é diminuir a sonegação de impostos por parte de pedidos feitos por pessoas físicas para pessoas físicas que ocorriam durante a alta do e-commerce, deixando muitas empresas para não pagarem os impostos.

Para produtos abaixo dos USD$ 50 a isenção de impostos de tarifa continua, mas mantendo a cotação do ICMS, que permanece no estado Goiás em 17% mais o valor da importação de 4%, resultando em cotação do ICMS de 21% do valor. Para produtos acima do limite, é cobrada uma tributação de 92% do valor.

Leia também: Mercado reduz previsão da inflação de 4,86% para 4,75% este ano

Continua após a publicidade

A Aliexpress a fim de diminuir o impacto das novas cotações e a possível diminuição de vendas efetua uma promoção para com cupons e descontos altos. 

Contudo, mesmo com estas concessões da empresa, a recepção está sendo negativa por grande parte dos usuários nas redes sociais, a principal queixa por parte dos compradores é a diminuição do poder de compra que existia antes da tributação.

Além de discussões sobre a tributação em si, muitos usuários estão aproveitando o descontentamento para fazer ataques com vieses políticos.

Veja Também