Encontro em Goiânia discute propostas para a CNE

Conferência será realizada em Brasília entre os dias 21 e 23 e contará com delegados de Goiás

Postado em: 31-08-2018 às 13h55
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Encontro em Goiânia discute propostas para a CNE
Conferência será realizada em Brasília entre os dias 21 e 23 e contará com delegados de Goiás

Da redação

Professores e especialistas em Educação de todo o Estado participam nesta sexta-feira(31),da 3ª Conferência Estadual de Educação de Goiás (COEEG) 2018, na sede do Conselho Estadual de Educação (CEE), em Goiânia. 

Continua após a publicidade

O evento está sendo promovido pelo CEE em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/Goiás, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME)/Goiás, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiás (Sepe).

A abertura do encontro foi realizada às 8h30 no Teatro Goiânia com as presenças do secretário Flávio Peixoto, presidente do CEE, Marcos Elias Moreira; coordenadora do Fórum Nacional de Educação (FEE) em Goiás, Ester Carvalho; presidente do Sepe, Flávio Roberto de Carvalho; e vice-presidente da Undime/Goiás, Carlos de Souza Lobo, entre outras autoridades.

Goiás na vanguarda

Representando o governador José Eliton na abertura da Conferência Estadual de Educação, o secretário Flávio Peixoto aproveitou a oportunidade para parabenizar os professores e alunos da rede estadual pelos resultados alcançados no Sistema de Avaliação de Desempenho da Aprendizagem (Saeb) 2017.

Informações divulgadas nesta quinta-feira, 30/8, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) deram a Goiás o primeiro lugar no Ensino Fundamental I e II e o terceiro no Ensino Médio em nível de proficiência.

“Fiquei muito orgulhoso ao saber que o ministro Rossieli Soares (da Educação) citou o nosso Estado como uma referência nacional na melhoria da aprendizagem. Os números mostram que tivemos um desempenho fantástico. Temos feito grandes e importantes avanços nos últimos anos e Goiás tem muito a contribuir com esta conferência porque ter um ensino público de vanguarda”.

O secretário também destacou que as propostas para a Conferência Nacional de Educação devem incluir prioritariamente dois pontos: a valorização dos professores, que já está presente na meta 17 do PNE, e a centralização tributária que penaliza Estados e municípios e compromete os investimentos em Educação. “Esses dois temas precisam ser profundamente discutidos se queremos realmente garantir avanços ao ensino público brasileiro”.

Propostas

A 3ª Conferência Estadual de Educação tem como tema a Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): Monitoramento, Avaliação e Proposição de Políticas para a Garantia do Direito a Educação de Qualidade Social, Pública, Gratuita e Laica.

As propostas de Goiás serão reunidas em um documento que será discutido durante a Conferência Nacional de Educação. O evento reunirá delegações de todos os Estados brasileiros entre os dias 21 e 23 de novembro em Brasília.

Veja Também