Com mais de 1,5 mil pessoas em espera, parceria visa zerar fila de transplante de córnea em Goiás

Colaboração entre estado e a UFG tem em mente fazer Goiás ser um exportador de córnea para o país

Postado em: 18-10-2023 às 12h07
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Com mais de 1,5 mil pessoas em espera, parceria visa zerar fila de transplante de córnea em Goiás
Os novos equipamentos de captação podem retirar e armazenar o órgão de 50 doadores por mês, finalizando com 100 córneas | Foto: Divulgação/Iron Braz - SES-GO

Uma colaboração firmada entre o estado de Goiás e o Centro de Referência de Oftalmologia (Cerof) da UFG pode ajudar mais de 1,5 mil pessoas na fila de espera para transplante de córnea, de acordo com a secretaria de saúde do estado (SES-GO). O acordo foi feito na tarde da última quarta (17) em evento com representantes de ambas as instituições. Dito isso, novos equipamentos de captação podem retirar e armazenar o órgão de 50 doadores por mês, finalizando com 100 córneas para as pessoas em espera.

Tudo isso foi devido a um investimento feito após as paralisações por conta da covid-19, que aproveitaram a volta do hospital para reformar e adaptar as novas estruturas. Os equipamentos incluem microprocessador e refrigerador para ajudar a diminuir a alta demanda.

Leia também: Governo de Goiás lança edital para apoiar negócios de impacto socioambiental positivo

Continua após a publicidade

Além disso, foi dada a oportunidade de um aumento de profissionais captadores na área pelo Cerof, de acordo com a Katiúscia Freitas, gerente de transplantes do SES-GO, “Existe a proposta do Cerof treinar profissionais de hospitais que são referências no interior, como o HCN, o Herso, o Heana, em Anápolis, para a gente ter captação também no interior” explica a especialista.

Somente no ano de 2023, entre janeiro e setembro, foram realizados 460 transplantes de córnea em Goiás, o que em si já representa um aumento de 70% comparado ao ano de 2022, de acordo com a SES-GO.

Veja Também