Incidente em pouso de avião causa transtornos no Santa Genoveva

Aeronave pertence a escola de aviação de Anápolis; causas vão ser investigadas pelo Cenipa

Postado em: 19-10-2023 às 08h00
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Incidente em pouso de avião causa transtornos no Santa Genoveva
Aeronave pertence a escola de aviação de Anápolis; causas vão ser investigadas pelo Cenipa | Foto: Reprodução

O Santa Genoveva foi temporariamente interditado na tarde desta última quarta-feira (18) após um incidente envolvendo um avião de pequeno porte durante um procedimento de toque-arremetido, quando a aeronave dá o primeiro toque na pista durante o processo de pouso.

O incidente, segundo a administradora do aeroporto, ocorreu às 12h34, quando a aeronave teve um problema que resultou na interdição da pista de pousos e decolagens. No entanto, a boa notícia é que ninguém ficou ferido no acidente, conforme informado pela administração do aeroporto.

A equipe de resgate, ainda, conforme a administradora, agiu rapidamente, e a aeronave foi removida da pista por volta das 13h44. Posteriormente, às 14h09, iniciou-se uma inspeção minuciosa para avaliar possíveis impactos no solo da pista. As pistas foram posteriormente já liberadas para retomar as operações. 

Continua após a publicidade

A reportagem do jornal O Hoje descobriu que a aeronave envolvida no acidente faz parte da frota da PLA Escola de Aviação, destacando que se tratava de uma aeronave utilizada para treinamento e instrução de pilotos. De acordo com a assessoria do aeroporto, o incidente aconteceu durante um procedimento de manobra de toque e decolagem, que é uma manobra de exercício para treinar procedimentos de pouso.

A administração do Aeroporto Internacional de Goiânia confirmou o incidente e informou que acionou imediatamente o Plano de Emergência para liberar a pista para pousos e decolagens. No entanto, a causa do incidente não foi detalhada e será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A aeronave envolvida no incidente transportava o piloto e o copiloto, ambos saíram ilesos. A situação resultou em impactos operacionais para o aeroporto, com três voos sendo afetados e um voo com destino a Cuiabá sendo cancelado devido ao acidente.

Em nota enviada à reportagem, o gestor da escola de aviação, João Batista Rodrigues, disse que a aeronave “saiu do eixo da pista” e, “felizmente, o aluno que estava a bordo passa bem”. A empresa também disse que está prestando apoio aos tripulantes e aos familiares e que, junto ao CCR, está apurando o incidente. “Nossa instituição é historicamente reconhecida pela qualidade nos serviços e na responsabilidade com a segurança operacional”.

Veja Também