Ajuda humanitária a moradores de Gaza pode ser adiada, diz ONU

Inicialmente, 20 caminhões carregados com comida, água e medicamentos e que estão na fronteira do Egito com Gaza, devem seguir para a cidade de Rafah

Postado em: 20-10-2023 às 08h33
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Ajuda humanitária a moradores de Gaza pode ser adiada, diz ONU
Inicialmente, 20 caminhões carregados com comida, água e medicamentos e que estão na fronteira do Egito com Gaza, devem seguir para a cidade de Rafah | Foto: UN News/Ziad Taleb

Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometer que a ajuda humanitária chegaria a Gaza nesta sexta-feira (20/10), o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, informou que a chegada dos caminhões com alimentos pode ser adiada.

Griffiths informou que a ajuda pode chegar “amanhã [sábado] ou depois”. “Estamos em negociações intensas e avançadas com todas as partes relevantes para garantir que a operação de ajuda a Gaza comece o mais rápido possível”, ressaltou Griffiths.

Inicialmente, 20 caminhões carregados com comida, água e medicamentos e que estão na fronteira do Egito com Gaza, devem seguir para a cidade de Rafah.

Continua após a publicidade

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, chegou nesta sexta-feira à passagem de fronteira de Rafah para preparar a entrega de ajuda humanitária. Estima-se que outros 150 caminhões estejam aguardando a liberação da fronteira.

Entrada de soldados israelenses em Gaza

Uma incursão por terra do Exército israelense na Faixa de Gaza é algo que deve acontecer em breve, o que poderia atrasar ainda mais o envio do socorro aos civis. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que a invasão está prestes a acontecer.

Leia também: Número de palestinos mortos em Gaza chega a 3.785, informa ministério

Veja Também