Motivos da falta de água em Goiânia e Aparecida

Moradores de 35 bairros de Goiânia e Aparecida ficaram com falta de água

Postado em: 20-10-2023 às 08h30
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Motivos da falta de água em Goiânia e Aparecida
O reabastecimento desses bairros aconteceu de forma gradual após a finalização da manutenção | Foto: Saneago

Na última quinta-feira (19), alguns bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia ficaram sem água. O motivo da falta de água é devido a manutenções programadas para quinta-feira. As manutenções têm a intenção de melhorar o sistema de abastecimento de água na região oeste de Goiânia. As manutenções tiveram uma duração de 10 horas, iniciando às 7 horas e seguindo até às 17 horas. Os serviços aconteceram na Av. Gercina Borges Teixeira, no Conjunto Vera Cruz II. Os funcionários da Saneago fizeram a instalação de um macromedidor para tornar a setorização mais eficiente e diminuir as perdas de água na região. 

Devido a essa manutenção, bairros como o Conjunto Vera Cruz, Residencial Imperial, Residencial Mendanha, Residencial Nova Autora, Residencial Portinari, Residencial Tuzimoto e Setor das Nações foram prejudicados com falta de água. O reabastecimento desses bairros aconteceu de forma gradual após a finalização da manutenção.

Em Aparecida de Goiânia, o abastecimento de água foi interrompido devido ao fornecimento de energia elétrica Equatorial, que fez um desligamento no sistema elétrico em unidades do sistema de abastecimento de água Independência Mansões. Os serviços em Aparecida começaram às 8 horas e seguiram até as 14 horas. Essa paralisação no abastecimento deve-se ao período de chuvas que está se aproximando, com isso, o índice de quedas de energia aumenta. As unidades de abastecimento de água sofrem com essas ocorrências, levando a interrupções no sistema e longos períodos de reabastecimento.

Continua após a publicidade

Precauções

Por esse motivo, mais de 35 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia ficaram com falta de água. A reportagem do Jornal O Hoje entrou em contato com a equipe da Saneago para discutir o assunto. A empresa de saneamento básico deu algumas dicas do que os cidadãos devem tomar quando houver esse tipo de manutenção: “A caixa d’água bem dimensionada é uma garantia para que, em caso de eventuais interrupções no abastecimento, como durante quedas de energia, você tenha uma reserva adequada e não passe por imprevistos”, relatou Saneago.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma caixa de água residencial pode suportar até 24 horas de desabastecimento. O consumo de água em uma residência é de 150 litros por dia, por pessoa. Outra dica da Saneago é que a população fique atenta a qualquer tipo de intervenção no sistema de abastecimento de água. Para isso, qualquer cidadão pode consultar os comunicados relacionados à manutenção pelo site da própria Saneago.

Veja Também