90 anos de Goiânia: Campinas, o bairro pioneiro da capital

Campinas deixou de ser cidade para contribuir com o desenvolvimento de Goiânia

Postado em: 23-10-2023 às 08h25
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: 90 anos de Goiânia: Campinas, o bairro pioneiro da capital
Campinas deixou de ser cidade para contribuir com o desenvolvimento de Goiânia | Foto: Nina Pimenta

Goiânia está se aproximando de uma data histórica, que são seus 90 anos. A cidade, que foi inaugurada no ano de 1933, foi projetada para comportar entre 50 e 100 mil habitantes. No entanto, de acordo com o censo feito em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital acomoda cerca de 1.437.237 habitantes. Mesmo com uma idade não tão avançada, em comparação às outras capitais do Brasil, dentro da cidade existe um bairro que é mais antigo do que a própria capital. Isso ocorre porque Goiânia cresceu tanto que acabou “engolindo” uma cidade vizinha que hoje conhecemos como um bairro. Campinas há alguns anos atrás era conhecida como um município, antes mesmo de Goiânia ser planejada.

A junção entre Campinas e Goiânia contribuiu bastante para o crescimento da capital. A reportagem do Jornal O Hoje entrou em contato com Eudisnei de Lima, de 42 anos, que está morando na região há 58 anos, para contar um pouco desse fato histórico de Goiânia: “Campinas era para ser uma cidade, porém ela abriu mão em favor de Goiânia. Hoje se dermos uma volta em Campinas é possível notar os traços da antiga cidade, como a praça coronel Joaquim Lúcio Tavares, onde eram feitas as reuniões políticas da cidade. A biblioteca Cora Coralina, que antes era o hotel Palace, que também já foi palco de discursos de presidentes da República, senadores, governadores e prefeitos.” Relata o morador de Campinas.

Na época em que Goiânia e Campinas se tornaram uma só, muitos moradores da região não aceitaram bem essa união, pois os habitantes da região não queriam que Campinas deixasse de ser uma cidade para se tornar um bairro: “Na época mesmo, houve um contratempo. Pois muita gente não queria abrir mão de Campinas como uma cidade para se tornar um bairro, isso era por conta do conservadorismo, os moradores queriam manter Campinas como uma cidade”, diz Eudisnei.

Continua após a publicidade

Essa união entre as duas cidades ajudou ainda mais para que Goiânia se tornasse a capital que é hoje, o comércio da cidade aumentou ainda mais com as vendas elevadas devido à união das duas cidades: “Em relação ao comércio, a união das duas cidades fez foi contribuir. O comércio, devido à sua diversificação, inclusive nós devemos isso tudo aos imigrantes de outros países que chegaram aqui. Foi isso que ajudou a alavancar o comércio na região.” Disse o morador de 42 anos.

A união de Campinas e Goiânia contribuiu bastante para o crescimento da população da cidade e a vinda de pessoas de outras regiões. Para falar mais especificamente sobre esse assunto, a equipe de repórteres do Jornal O Hoje entrou em contato com o professor e historiador Antônio César: “Goiânia se tornou um polo atrativo, e a porta da marcha para o Oeste, que era um projeto do governo federal na época. Lembrando que nesse período o país passava pela ditadura de Getúlio Vargas. Então Goiânia estava se tornando meio que uma propaganda desse projeto, recebendo pessoas de todas as partes do Brasil, e logo, logo a cidade já acomodava um grande número de habitantes. ” Diz o Professor.

Com a chegada de pessoas de outras regiões, Campinas passou a ser um polo receptor, pois o agora bairro tinha uma estrutura base para Goiânia: “O Colégio Santa Clara de Campinas, que foi fundado pelas freiras franciscanas, atraía alunas de todo o centro- oeste e também de várias outras partes do Brasil, então Campinas não só prestava serviços a Goiás, mas também a outras regiões brasileiras.” Disse o historiador Antônio.

A professora e historiadora Tê Maria também falou com a equipe de reportagem do Jornal O Hoje sobre a junção dessas duas cidades, e segundo ela a anexação de Campinas já era prevista: “Quando Goiânia começa a ser construída, pouco tempo depois Pedro Ludovico Teixeira assina um decreto que incorpora Campinas como um bairro de Goiânia, dessa forma Campinas deixa de ser uma cidade e passa a ser conhecida como um bairro dentro da Capital.”

Então, depois de Campinas ser anexada como um bairro em Goiânia, ela passou a contribuir com o crescimento da capital, e esse crescimento passou a influenciar outras cidades próximas: “Cidades do entorno de Goiânia passaram a ter uma influência positiva, cidades essas que são Anápolis, Aparecida e Bela Vista. Então essas cidades, mesmo não sendo anexadas como foi o caso de Campinas, passaram a ter uma forte influência da capital que estava em crescimento a todo vapor, isso também contribuiu para o crescimento de cada uma delas”, relata a historiadora Tê Maria.

Então, de certa forma, essa união contribuiu para o crescimento não só da capital, mas também do estado de Goiás. Hoje, Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Brasília (DF). A capital também está entre as maiores e melhores cidades do Brasil, com um clima agradável e uma alta qualidade de vida. Goiânia é destaque dentro e fora do país. No ano passado, a capital contribuiu para o PIB do país com uma arrecadação de R$ 279,5 bilhões. Isso indica que Goiânia continua crescendo, mesmo sendo uma das capitais mais jovens do Brasil.

Veja Também