Prazo para segunda etapa da vacinação antirrábica de herbívoros começa em novembro

Agropecuaristas de municípios de alto risco da doença tem 45 dias para vacinar os animais, o restante dos municípios tem até 60 dias

Postado em: 24-10-2023 às 12h11
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Prazo para segunda etapa da vacinação antirrábica de herbívoros começa em novembro
Produtores rurais de 119 municípios denominados de alto risco devem imunizar seus animais até o dia 15 de dezembro | Foto: Divulgação/Ênio Tavares, Secom

O Governo de Goiás divulgou nesta segunda-feira (23/10) o início da campanha obrigatória de vacinação antirrábica de herbívoros, que começa no dia 1º de novembro. De acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), produtores rurais de 119 municípios denominados de alto risco devem imunizar seus animais até o dia 15 de dezembro. Para produtores de outras áreas, o prazo é até o dia 30 de dezembro.

Este ano marca a primeira vez que se teve um aumento do prazo na imunização dos animais, que antes era de 30 dias, isto foi devido há uma alta demanda de produtores da área para o tratamento a tempo dos animais. Ainda, a Agrodefesa denomina animais herbívoros para imunização como os bovinos, bubalinos (búfalos), equinos (cavalos, mulas, jumentos), caprinos e ovinos.

Leia também: Diesel em Goiás permanece com menor preço da região Centro-Oeste

Continua após a publicidade

Além disso, para comprovar a aplicação da imunização, o produtor deve usar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) através do processo de Declaração de Vacinação contra Raiva. Vale lembrar que só é possível a entrada no sistema com login e senha fornecido pelo titular da propriedade rural.

Veja Também