90 anos de história e projetos futuros de Goiânia

Com mais de 1,4 milhões de habitantes espalhados em 641 bairros, a capital de Goiás não para de crescer

Postado em: 25-10-2023 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: 90 anos de história e projetos futuros de Goiânia
Com mais de 1,4 milhões de habitantes espalhados em 641 bairros, a capital de Goiás não para de crescer | Foto: Jackson Rodrigues

A comemoração dos 90 anos de Goiânia foi recheada de muita diversão, anúncio de serviços e retomada cultural. Após três anos de suspensão, em consequência da pandemia de Covid-19, o desfile cívico-militar celebrou o aniversário da capital, e contou com presença de autoridades e público emocionado. A tradição reuniu pessoas de todas as idades na Avenida 24 de Outubro, em Campinas. 

O desfile do aniversário de 90 anos de Goiânia contou com mais de seis mil integrantes, dentre militares (Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal); escola municipais, estaduais e militares; representantes da cultura popular, além de desfile de motos, carros antigos e modernos.

O prefeito Rogério Cruz destacou o valor de Goiânia como a cidade que abraça e acolhe a todos. “O trabalho da Prefeitura de Goiânia tem sido justamente nesse sentido, para promover qualidade de vida, gerar renda e emprego para a nossa Capital, que é pujante. Goiânia é uma cidade para todos, uma cidade que cresce cada vez mais”, afirmou. 

Continua após a publicidade

“Nossa querida cidade, Goiânia, ainda tão jovem completando seus 90 anos, tem muito para contar. Goiânia caminha para ser a Capital não só do estado de Goiás, mas como referência de qualidade de vida, renda per capita, emprego pleno para todo o Brasil”, destacou o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. 

Dentre as pessoas que assistiam ao desfile, estava Francisca Chagas. Aos 65 anos, a moradora relembra, emocionada, sua época como policial militar no Ceará. “Para mim, esse é um dos momentos mais emocionantes. Poder assistir ao desfile me faz lembrar que, há muito tempo, eu desfilava também. A emoção que sinto é muito grande”, relatou. 

Eliete Rodrigues, 59 anos, vive em Goiânia desde seu nascimento e relembrou seu amor pela Capital que fica no coração do Brasil. “Sou escorpiana assim como Goiânia e amo minha cidade. Sempre assisto ao desfile porque esse é um momento muito importante, que fez falta durante os anos de pandemia. Fico feliz que agora retornou”, disse a moradora.

Programa Centraliza

Como parte da comemoração, às vésperas do aniversário, a prefeitura apresentou o programa Centraliza. O objetivo e requalificar o Setor Central, onde foram anunciadas ações com início imediato, como a instalação de 80 novos abrigos em pontos de ônibus na região, inclusão do Mercado Central como ponto de atendimento do Refis, recapeamento asfáltico, troca de iluminação e retirada de fios irregulares por meio do Programa Cidade Segura.

O Centraliza prevê a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para Goiânia e o Setor Central, como o Bosque dos Buritis, Grande Hotel, Edifício Parthenon e mercados populares. O Jóquei Clube vai receber ações de requalificação, como espaço gastronômico e sede definitiva da Secretaria Municipal de Esportes. 

Seguindo o modelo do Programa Adote Uma Praça, também será desenvolvido o Adote uma Viela, para que empresas e organizações interessadas busquem fazer parte de projetos técnicos, disponibilizados pela Prefeitura, para manutenção e revitalização de vielas. O Programa Centraliza já está em andamento e é dividido em sete eixos temáticos, com o objetivo de promover ações voltadas à moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos. 

Inicialmente, o projeto contemplaria apenas o Manto de Nossa Senhora, como é denominado o traçado do centro histórico de Goiânia, mas a gestão municipal ampliou o projeto para valorizar todo o Setor Central. “Reconhecemos uma urgente necessidade de retomada econômica da região, para que ela seja atrativa ao setor produtivo e também para estimular a moradia. Nosso desejo é tornar o Centro de Goiânia um espaço onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e ter seu momento de lazer junto aos amigos”, pontua o prefeito.

A iniciativa tem como objetivo solucionar problemas de segurança pública, infraestrutura, mobilidade, bem-estar, lazer e convivência, falta de atrativos e ausência de pessoas. Para isso, contempla ações como o novo conceito de área azul; implantação de câmeras de segurança; criação e revitalização das ciclofaixas; revitalização da sinalização turística; ativação do teleférico do Mutirama; revitalização dos prédios em Art Déco; requalificação dos mercados municipais; realização de atividades esportivas, como corridas de rua e passeios ciclísticos, todos os domingos; modernização da iluminação; remoção de fios irregulares.

Capital mais verde do Brasil continua a crescer

Desde o seu lançamento, em 2021, o Disque-Árvore tem transformado a paisagem urbana da Capital, que é mais verde do Brasil, com o apoio de pessoas como Silvia Maria. Ela nomeou a árvore como ‘beleza única’ e agora aguarda ansiosamente o dia em que a sombra da árvore se estenderá pela porta de sua casa, que também é o seu local de trabalho. “O cuidado com o meio ambiente é essencial para o futuro das próximas gerações. Amo a natureza e quando fiquei sabendo do Disque-Árvore, não hesitei e logo solicitei um exemplar”, compartilha Silvia, ao destacar a facilidade e rapidez do processo, que não tem custo.

O diferencial do Disque-Árvore está na sua simplicidade e eficiência. De janeiro a setembro deste ano, 1.113 solicitações foram atendidas pela Amma. As equipes técnicas avaliam cada local e consideram os aspectos como a largura das calçadas, fiação elétrica, entradas de garagem e até as possíveis encanações de esgoto. “Esse cuidado prévio garante que as mudas sejam plantadas de maneira adequada e contribui não apenas para a estética, mas, também, para o equilíbrio térmico da cidade”, ressalta o presidente da Amma, Luan Alves.

Foi exatamente seguindo essas orientações que o empresário Alexandre Castro solicitou o plantio no inicio do ano e foi atendido em menos de uma semana. O que começou como pedido de uma muda acabou se transformando no plantio de três árvores em frente ao seu comércio. “Quando enviei a mensagem, achei que eles viriam aqui e plantariam apenas um exemplar, mas, quando chegaram, avaliaram que era melhor o plantio de três mudas de árvores”, conta ele, surpreso com a generosidade do programa.

Além da sombra que a cabeleireira Silvia Maria e Alexandre Castro esperam ser contemplados nos próximos anos, as árvores desempenham um papel fundamental na melhoria do ambiente urbano. Elas oferecem equilíbrio térmico, reduzem a velocidade do vento, conservam a umidade do solo e tornam a cidade mais agradável visualmente. Por isso, a ação da Prefeitura de Goiânia tem entre suas premissas a participação popular a favor da natureza. “A intenção é engajar as pessoas e motivar ainda mais o plantio em calçadas para ampliar a arborização urbana”, avalia Luan Alves.

Ao fazer o pedido, o morador responde previamente a um formulário do Google, com dados pessoais e fotos da calçada onde deseja o plantio. De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, Ormando Pires, o plantio é agendado para que a equipe realize o serviço da forma correta e faça as orientações devidas. “A Amma leva em uma van a muda de árvore, gradil para proteção e a compostagem, que é uma mistura com folhas das podas de árvores de parques e outras matérias orgânicas”, pontua.

Veja Também