Em meio a alta temperatura, chuva surpreende bairros de Goiânia

Chuvas desafiam goianos a lidarem com clima e buscarem proteção sob capas e guarda-chuvas

Postado em: 26-10-2023 às 10h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Em meio a alta temperatura, chuva surpreende bairros de Goiânia
Chuvas desafiam goianos a lidarem com clima e buscarem proteção sob capas e guarda-chuvas | Foto: Leandro Braz/O Hoje

Por Matheus Santana e Tathyane Melo

O calor escaldante já é uma marca registrada em Goiás, mas as fortes chuvas e pancadas de tempestades recentes estão causando preocupações em todo o estado. Um exemplo disso aconteceu nesta última quarta-feira, quando a capital do estado foi atingida por pancadas de chuvas em áreas isoladas, que causaram problemas nas regiões. No Setor Recanto das Minas Gerais, a equipe de reportagem do Jornal O Hoje encontrou enchentes, árvores prejudicadas e um feira com tendas quebradas e prejudicadas pelas chuvas do dia. 

Com isso, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um boletim informativo com dados meteorológicos essenciais para a população, com previsão de aumento na nebulosidade em várias partes do estado, o que resultará em pancadas de chuva isoladas. Na capital, Goiânia, espera-se variações na nebulosidade, sol e a possibilidade de pancadas de chuva. As temperaturas máximas podem atingir os 35ºC, com umidade relativa do ar variando entre 25% e 70%. 

Continua após a publicidade

Além disso, há um alto risco de incêndios em todas as regiões de Goiás. A combinação de calor e umidade em algumas áreas amplia o risco de tempestades, com rajadas de vento e raios. A Cimehgo orienta que a população siga as diretrizes das autoridades locais, evite práticas que possam desencadear incêndios e se mantenha informada sobre as condições meteorológicas em constante mudança. 

Ainda com as previsões, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Centro-Oeste terá, durante toda a semana, um previsão de dias quentes com pancadas de chuva no sul e leste de Goiás. Isso tudo relacionado com alta umidade e período de altas temperaturas. 

Entretanto, mais adiante das preocupações atuais, um ciclone extratropical formado no oceano deve trazer tempestades intensas e temperaturas mais amenas nos próximos dias. De acordo com o Inmet, Goiás está em alerta amarelo, com a espera de que as temperaturas diminuam e ocorram tempestades, principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste do país.

O aviso meteorológico alerta para a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e a chance de granizo. Além disso, existe um baixo risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações e inundações.

Em casos de rajadas de vento, o Inmet aconselha que a população redobre os cuidados com as chuvas. As instruções do instituto é para que as pessoas não se abriguem sob árvores, evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e desliguem aparelhos eletrônicos das tomadas.

Veja Também