Córrego em Anápolis volta a mostrar contaminação

A espuma branca voltou a aparecer no rio que corta grande parte de Anápolis, localizado a 55km da Capital. No último mês

Postado em: 08-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Córrego em Anápolis volta  a mostrar contaminação

A espuma branca voltou a aparecer no rio que corta grande parte de Anápolis, localizado a 55km da Capital. No último mês de agosto um grupo de ambientalistas havia denunciado uma espuma branca que estava contaminando o Córrego das Antas devido ao descarte de forma irregular de esgoto que estava sendo feito no local, o que também causou a mortandade de peixes.

Desta vez, o problema foi identificado em um trecho que fica dentro de uma fazenda, no distrito de Joanápolis. A suspeita é que a situação ainda esteja sendo causada pelo lançamento de esgoto da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Continua após a publicidade

A propriedade pertence à produtora rural Ana Paula Gomes Batista. Ela afirmou que desde 2013, sempre entre os meses de junho e setembro, o problema acontece e o mau cheiro incomoda. Ela afirma que nadava no córrego quando era criança, mas que agora não é mais possível. “Por conta da polução. Quando não é esse mau cheiro e a espuma, é peixe boiando”, reclama.

O gerente de fiscalização ambiental, Thiago Vitorino, informou que foram analisadas amostras da água e constatada contaminação em três pontos. “Fizemos algumas análises da água e foi identificado em três pontos, no Bairro Santa Maria, onde houve a mortandade de peixes, outro na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e uma abaixo da mesma Estação, todos os níveis de oxigênio da água estavam muito baixos. Isso comprovou para nós que realmente a água foi contaminada”, explica.

Em nota, a Saneago informou que tem realizado aplicação de substância antiespumante e que a presença de espuma vem reduzindo consideravelmente. Eles continuam monitorando o córrego e afirmaram que os índices de oxigênios estão sendo mantidos. A Companhia ressalta ainda que foram intensificadas as vistorias para averiguar lançamentos irregulares que estão causando o problema.

Reincidência

No início de agosto, um grupo de ambientalistas já havia denunciado o problema. Na ocasião, a espuma foi vista perto da Estação de Tratamento de Esgoto da Saneago. Eles também alertaram sobre a mortandade de peixes em um trecho do córrego. Quando a espuma foi detectada pela primeira vez, a Fiscalização Ambiental de Anápolis esteve no local e multou a Saneago em R$ 100 mil.

O Córrego das Antas também é importante para toda a região central do Estado de Goiás. Nasce na cidade de Anápolis, mas sua foz é no rio Corumbá, sendo um importante afluente. Ele corta toda a cidade de Anápolis e tem uma trajetória de cerca de 27 quilômetros. (Rafael Melo)

 

Veja Também