Docentes da UFG são reconhecidos como cientistas de destaque em ranking internacional

Professores da Universidade Federal de Goiás se destacam globalmente, reforçando a qualidade das pesquisas realizadas na instituição e o potencial científico do Brasil

Postado em: 06-11-2023 às 14h51
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Docentes da UFG são reconhecidos como cientistas de destaque em ranking internacional
Foto: UFG

O ranking “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” divulgou sua edição de 2023 em outubro, destacando os cientistas de maior notoriedade e relevância mundial. Neste ano, 10 docentes afiliados à Universidade Federal de Goiás (UFG) foram incluídos na lista, tendo seus projetos e pesquisas reconhecidos pelo impacto que geraram ao longo de suas carreiras e em anos anteriores.

Entre os docentes da UFG presentes nessa classificação, destaca-se o professor Carlos Estrela, que integra a Faculdade de Odontologia desde 1993. Ele é membro ativo do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO/UFG) e também participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (PPG Ciências da Saúde/FM/UFG).

Dentre os pesquisadores da UFG presentes no ranking, destaca-se a professora Carolina Horta Andrade, a única mulher da instituição a ser reconhecida. Ela é docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UFG) da Faculdade de Farmácia (FF/UFG) e também contribui para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/Iptsp/UFG).

Continua após a publicidade

Outros pesquisadores da UFG que integram a lista incluem José Realino de Paula, professor afiliado ao Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF Multiinstitucional) ligado à UFG e outras instituições de ensino, assim como José Alexandre Felizola Diniz-Filho, professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e associado a dois programas de pós-graduação da UFG: Ecologia e Evolução (PPGEco-Evol) e Genética e Biologia Molecular (PPGBM).

Além da UFG, destacam-se também pesquisadores de outras renomadas universidades brasileiras, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP), ressaltando o notável potencial científico do Brasil no contexto global.

Veja Também