Jasminy, a menina que perdeu a vida em trágico acidente no feriado

A adolescente de 14 anos, Jasminy Reis Lira, foi sepultada na manhã desta segunda-feira (6) em Santa Bárbara de Goiás, a 51,5 km de Goiânia

Postado em: 07-11-2023 às 07h30
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Jasminy, a menina que perdeu a vida em trágico acidente no feriado
Outros quatro jovens que estavam no carro com a Jasminy ficaram feridos e receberam atendimento médico | Foto: Bombeiros

Jasminy Reis Lira, adolescente de 14 anos, teve a vida interrompida na tarde do último sábado (4), quando o veículo – um Volkswagen Voyage vermelho – em que estava com mais quatro amigos desviou da pista e bateu em uma árvore. Os quatro jovens ficaram feridos, enquanto para Jasminy o acidente foi fatal.

A adolescente era moradora de Trindade, mas a colisão aconteceu no Jardim Botânico em Brasília, na DF 001 na altura do quilômetro 27, próximo ao Bar Santa Fé, segundo informou a Polícia Civil do DF.

No interior do veículo, os agentes encontraram garrafas de bebidas alcoólicas. No entanto, Segundo o médico de plantão da emergência do Hospital de Base de Brasília (IHBB) para onde o motorista ferido foi encaminhado, ele não apresentava sinais de embriaguez. Estava com confusão mental e com a mandíbula fraturada. O veículo acidentado foi entregue a um familiar do jovem.

Continua após a publicidade

Os outros três passageiros, um homem e duas mulheres, atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram transportados ao atendimento hospitalar conscientes e orientados.

A menina que apresentou traumatismo cranioencefálico e parada cardiorrespiratória, segundo o Corpo de Bombeiros, foi sepultada na manhã desta segunda-feira (6) em Santa Bárbara de Goiás, cidade que fica a 51,5 km de Goiânia.

Nas redes sociais, professores, familiares e amigos lamentaram a morte precoce da adolescente que estudava numa escola particular de Trindade.

O colégio Aphonsiano escreveu: “Com profundo pesar, comunicamos o falecimento trágico e precoce de Jasminy Reis Lira, nossa aluna do 8° ano B, vítima de um acidente automobilístico”. Ainda no post, a escola disse que a instituição se uniu em oração junto à família e amigos de Jasminy, neste momento de profunda tristeza.

O professor Lucas Kaze, ainda sem acreditar no falecimento da menina, orou para que Deus recebesse a “nossa menina” de braços abertos. “ Nossos sentimentos da família Aphonsiano a todos os amigos e familiares”, finaliza.

Uma amiga da família escreveu: “Boa menina, paixão da família!” Ela manda ainda suas condolências aos familiares e amigos de Jasminy. “Nosso bom Deus os conforte e ampare”.

Os amigos de escola e de vida da adolescentes também deixaram inúmeras mensagens onde lamentam a morte da amiga e a chamam de “ nossa estrelinha”. “Meu Deus, a minha amiga não”, escreve uma amiga de Jasminy no post feito pela escola da menina.

Assim como Jasminy, outros três goianos perderam a vida neste feriado de finados. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Newton de Moraes, na sexta-feira (3) um caminhoneiro de 54 anos morreu após uma colisão frontal entre dois veículos pesados na BR 414, próximo à Corumbá de Goiás.

Outro acidente, desta vez na  BR-070, próximo à Jussara, envolvendo dois veículos de passeio, um Celta, um Gol e um caminhão, deixou os dois motoristas dos veículos pequenos mortos. As vítimas não utilizavam cinto de segurança no momento do acidente.

“Em relação às autuações, mais uma vez, o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas, a não utilização do cinto de segurança e a embriaguez ao volante, foram as principais”, destaca Newton. Esses tipos de autuações chegaram a quase 6 mil, segundo o inspetor. As detenções variaram entre embriaguez ao volante, transporte de veículo roubado e de drogas.

O balanço da Operação Finados, da PRF, que começou no dia primeiro de novembro e finalizou neste domingo (5), mostra que foram registrados 36 acidentes nas rodovias federais e 33 feridos. Ao todo, 1.892 foram autuadas. Os dados apontam ainda que 43 pessoas dirigiam embriagados; 166 não utilizavam cinto de segurança;  18 veículos foram abordados com crianças sem a cadeirinha; 29 usavam o celular enquanto dirigiam; 302 veículos fizeram ultrapassagens indevidas.

O objetivo da ação foi promover a segurança nas estradas durante o feriado de finados e incluiu reforço na fiscalização em locais de alto risco de acidentes e horários críticos, com foco na prevenção da embriaguez ao volante, ultrapassagens em trechos de pista simples e excesso de velocidade.

Além disso, a PRF esteve atenta ao uso de cinto de segurança, capacete, dispositivos de retenção para crianças e ao uso de telefone celular. A fiscalização de motocicletas e a verificação das condições dos veículos também foi prioridade durante a operação.

Veja Também