Operação no DF mira facção que fez milhões vendendo anestésico para cavalo como droga

A investigação durou seis meses e conseguiu mapear toda a rota do tráfico de quetamina, que começava em Teresina (PI) e atingia o DF

Postado em: 08-11-2023 às 10h33
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Operação no DF mira facção que fez milhões vendendo anestésico para cavalo como droga
A investigação durou seis meses e conseguiu mapear toda a rota do tráfico de quetamina, que começava em Teresina (PI) e atingia o DF | Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpre, na manhã desta quarta-feira (8/11), cerca de 40 mandados judiciais contra um grupo criminoso suspeito comercializar quetamina, anestésico para cavalos usado como droga em festas eletrônicas.

Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal (DF), Piauí e Goiás. Nas cidades de Águas Claras, Ceilândia, Guará, Taguatinga, Vicente Pires, Recanto das Emas, Asa Sul, Paranoá, Arniqueiras, Alexânia (GO) e Teresina (PI).

Segundo a 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), a investigação durou seis meses e conseguiu mapear toda a rota do tráfico de quetamina, que começava em Teresina (PI) e atingia o DF. O grupo criminoso já atua há menos cinco anos.

Continua após a publicidade

De Teresina ao DF, passando por Goiás

Conforme a investigação, o fornecedor é de Teresina onde o proprietário de lojas de produtos agroveterinários usava seus CNPJs para adquirir a substância na indústria. Além do fornecedor de Teresina, o traficante possuía um substituto em Alexânia (GO).

No DF, a droga era estocada em um imóvel do líder da quadrilha, localizado em Águas Claras, de onde era revendida aos usuários finais e enviada a diversos outros pequenos traficantes.

Medicação para cavalos

A cetamina ou quetamina é vendida em estabelecimentos veterinários como um anestésico. Usada em humanos, a substância induz um estado de transe, proporcionando alívio da dor, sedação, perda de memória e efeitos psicodélicos.

Veja Também