Vacina contra chikungunya apresenta eficácia de 98,8% entre os vacinados

Os resultados integram a fase 3 do ensaio clínico conduzido para avaliar a vacina produzida pelo Instituto Butantan

Postado em: 14-11-2023 às 13h56
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacina contra chikungunya apresenta eficácia de 98,8% entre os vacinados
Os resultados integram a fase 3 do ensaio clínico conduzido para avaliar a vacina produzida pelo Instituto Butantan | Foto: SES/Governo de Goiás

Um estudo feito sobre a eficácia da vacina contra a chikungunya mostrou que 98,8% dos pacientes vacinados apresentaram resposta imune à doença. Os resultados integram a fase 3 do ensaio clínico conduzido para avaliar a vacina produzida pelo Instituto Butantan e pela empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva.

Segundo o estudo, o imunizante também demonstrou um bom perfil de segurança, independentemente da exposição prévia à chikungunya. As informações do estudo servirão de base para solicitar a aprovação do produto no Brasil na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também na Europa.

A vacina já foi aprovada para adultos pela agência reguladora dos Estados Unidos na última semana. “Os dados são excelentes e mostram que estamos no caminho certo. É uma vacina segura e com alta capacidade de induzir anticorpos protetores”, afirmou, em nota, Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

Continua após a publicidade

O estudo clínico brasileiro incluiu a participação de 750 jovens de 12 a 17 anos que residem em áreas endêmicas nas cidades de São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Laranjeiras (SE), Recife, Manaus, Campo Grande e Boa Vista. Entre os voluntários, 500 receberam uma dose da vacina e 250 receberam placebo.

Leia também: Vacina contra poliomielite passa a ser apenas injetável em 2024

Veja Também