PC realiza operação para fiscalizar instituições de acolhimento ao idoso em Goiânia
Operação Visita Inesperada tem o objetivo de garantir a qualidade do atendimento e prevenir maus-tratos a idosos
Por: Luana Avelar

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento a Pessoal Idosa (Deai) de Goiânia – 1ª DRP, deflagrou a primeira fase da Operação Visita Inesperada nesta terça-feira (14). O objetivo da operação é realizar fiscalizações em instituições públicas e privadas especializadas no acolhimento ao idoso na cidade.
Com caráter permanente, a Operação Visita Inesperada busca garantir a qualidade do atendimento e prevenir casos de maus-tratos contra pessoas idosas. Durante as visitas, equipes policiais da Deai verificam questões como a salubridade do ambiente, validade dos medicamentos ministrados, corpo clínico, pedagógico e psicológico, além das documentações de licença para funcionamento das instituições.
Um dos aspectos destacados pela operação é que as visitas não são agendadas, sendo realizadas de forma surpresa. Isso visa garantir uma avaliação real das condições dos estabelecimentos de Goiânia que acolhem idosos.
Nessa primeira fase, duas clínicas foram fiscalizadas e ambas cumpriram os requisitos estabelecidos em lei para o seu funcionamento.