Médico da dicas de como se manter saudável em tempos de calor intenso
Segundo o médico Nivaldo Iunes, em períodos assim é necessário se manter hidratado
Por: Luan Monteiro

O calor intenso transforma até os dias mais agradáveis em desafios insuportáveis. No entanto, com algumas mudanças simples em sua rotina diária, é possível amenizar a sensação térmica e tornar os dias quentes mais suportáveis.
Nas últimas semanas, uma massa de ar quente vem fazendo com que boa parte do Brasil enfrente as temperaturas mais altas que o normal. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, as previsões indicam que as temperaturas para esta semana e a próxima ultrapassem as médias de temperatura máxima em todas as regiões do país, com um grande potencial para a quebra de recordes.
Na última terça-feira (14/11), por exemplo, Goiânia teve máxima de 39, 2°C, temperatura recorde para o mês de novembro na capital. Cidades no Oeste e Norte do Goiás são as que vão chegar a temperaturas mais elevadas. As temperaturas estão 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias.
Em Goiânia, há predomínio de sol com temperatura máxima de 36ºC e umidade relativa do ar variando entre 15% a 70%. André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), afirmou que as principais orientações são evitar exposição ao sol no período da tarde e se manter hidratado.
Segundo o médico Nivaldo Iunes, em períodos assim é necessário se manter hidratado. “A água é aliada contra o calor. É preciso se manter bem hidratado ao longo do dia. Além disso, se deve evitar bebidas açucaradas e cafeína, que podem levar à desidratação”, diz.
Além disso, Nivaldo informou que as refeições são outro ponto principal para suportar o calor intenso. “Busque fazer refeições leves e frescas, como saladas, frutas e legumes. Esses alimentos não apenas são nutritivos, mas também ajudam a manter a temperatura corporal em níveis mais agradáveis”, explica.
Outras dicas essenciais são: manter os ambiente ventilados, tomar banhos refrescantes, fazer atividades ao ar livre no início do dia ou no fim da tarde para que não se fique em contato constante com o sol.
Para o médico, um dos pontos mais importantes é o repouso e descanso. “O calor é cansativo. Ficamos sempre inquietos. Por isso é muito importante tirar um tempo para relaxar e evitar atividades intensas. Em lugares mais frescos, o corpo desacelera e você consegue viver melhor e, quem sabe, até aproveitar o sol”, finaliza.
Dicas da OMS
Abaixo, destacamos dicas oferecidas pelos especialistas consultados na reportagem e divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para períodos como este
Mantenha sua casa fresca
- Tente manter a temperatura abaixo de 32°C durante o dia e 24°C à noite, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos;
- Use o ar noturno para resfriar sua casa, abrindo janelas e persianas durante a noite;
- Reduza a carga de calor interna fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando cortinas.
Evite o calor
- Procure os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite;
- Se a sua casa não estiver fresca, passe algumas horas por dia em locais com ar-condicionado, como edifícios públicos;
- Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes.
Mantenha-se hidratado e fresco
- Tome banhos frios e use compressas frias para aliviar o calor;
- Vista roupas leves e largas, incluindo chapéu e óculos de sol;
- Beba água regularmente e evite álcool e cafeína, que contribuem para desidratação.