Avanço de uma frente fria na região sudeste do Brasil pode trazer chuvas para Goiás

Nos últimos meses, Goiás testemunhou um aumento substancial na temperatura

Postado em: 17-11-2023 às 08h30
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Avanço de uma frente fria na região sudeste do Brasil pode trazer chuvas para Goiás
Após um longo período de calor, a chuva é esperada para o fim de semana, segundo a Cimehgo | Foto: Leandro Braz

Parecia que ia cair um temporal. Mas a expectativa do goianiense se transformou em frustração na tarde desta quinta-feira (16). O céu ficou recheado de nuvens carregadas, acinzentadas, e até despencou uma chuva tímida em alguns bairros. 

Nos últimos meses, Goiás testemunhou um aumento substancial na temperatura. Em um comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta última terça-feira (14) véspera de feriado, Goiânia bateu o recorde de dia mais quente da história para o mês de novembro. A temperatura máxima registrada foi de 39,3 °C. Antes disso, a maior temperatura registrada foi no domingo (12), onde chegou a 38,7 °C. Nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o calor em Goiás seguiu intenso.

Já para essa quinta-feira (16), a previsão, segundo a Cimehgo, era que o sol predomina na capital, mas com uma grande possibilidade de chuvas, já a temperatura continuou elevada, chegando até o 37 °C, a umidade relativa do ar variou entre 15% e 70% durante o decorrer do dia. Porém, no fim da tarde, o clima mudou a partir das 16 h. Com isso, algumas regiões da capital presenciaram uma leve ventania acompanhada de uma chuva moderada.

Continua após a publicidade

De acordo com um estudo feito pela própria Cimehgo, o centro, região da 44 e o setor de campinas são os locais mais quentes de Goiânia. O motivo que torna essas regiões mais quentes é a pouca quantidade de árvores. Segundo André Amorim, a região mais crítica é a do Centro, é nos arredores da Praça Bandeirantes. Já bairros como Marista, Bueno e Pedro Ludovico apresentam uma melhor urbanização, por isso as temperaturas nessas regiões são melhores.

Para essa sexta-feira a possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas no estado de Goiás são grandes, por conta da combinação de calor e umidade proveniente da Região Sudeste do Brasil, as temperaturas em Goiás continuam elevadas podendo chegar a 37ºC, segundo as Cimehgo. Já a umidade relativa do ar vai variar entre 20% a 70%.

De acordo com prognóstico semanal para este fim de semana, o avanço de uma frente fria pela região sudeste no Brasil, pode favorecer para que ocorra chuvas no final de semana, isso também pode gerar uma melhora significativa da umidade do ar.

A chuva é muito esperada para os goianos, pois os altos índices de temperaturas vêm afetando a vida da população de Goiânia. O consumo de energia segundo a Equatorial teve um recorde no mês de outubro, onde o consumo médio ficou em 225 kWh por instalação, esse foi o maior número da história de Goiás, batendo os 200 kWh que foi registrado no mesmo período no ano de 2020. Vale lembrar que durante esses períodos mais quentes, é importante se manter bem hidratado, bebendo água diariamente.

Veja Também