Goianos podem esperar chuvas durante a semana

A previsão de chuvas isoladas se concretizou no fim de semana, e alguns bairros de Goiânia receberam tempestades na tarde de domingo

Postado em: 20-11-2023 às 08h30
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianos podem esperar chuvas durante a semana
A previsão de chuvas isoladas se concretizou no fim de semana, e alguns bairros de Goiânia receberam tempestades na tarde de domingo

As previsões de pancadas de chuvas que eram esperadas pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se concretizaram na tarde de domingo (19). Porém mesmo com a chuva o calor continua na capital.

Na semana passada, no dia 14 de novembro, Goiânia registrou o dia mais quente do mês, chegando a uma temperatura de 39,2 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A umidade relativa do ar caiu para 15% neste dia. Esses resultados foram registrados pela estação meteorológica automática do órgão. Antes disso, o dia mais quente registrado em Goiânia foi em 12 de novembro, quando os termômetros chegaram a 38,7 °C na Capital.

Para o final de semana, segundo o prognóstico semanal do Cimehgo, a previsão era de pancadas de chuvas em áreas isoladas do estado, resultado do avanço de uma frente fria que vinha da região sudeste do Brasil. Devido a isso, Goiás foi um dos estados que ficaram sob alerta de chuvas. Esse alerta foi emitido pelo Inmet, segundo o instituto a possibilidade de chuva era entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Granizo e ventos intensos podiam chegar a 100 k/h.

Continua após a publicidade

O alerta foi emitido no último sábado (18) pelo Inmet. A capital Goiana recebeu chuvas na região leste e noroeste. Em alguns bairros da região noroeste a chuva foi mais intensa, chegando a causar até pequenos estragos. Além de Goiânia, Senador Canedo também foi contemplado com chuvas. Para essa semana, a combinação de calor e umidade vai favorecer a formação de mais chuvas em várias regiões de Goiás. Devido a isso a previsão é que tenha uma diminuição da temperatura máxima.

Vale lembrar que a chuva já era muito esperada pela população goiana, pois o calor excessivo vem afetando o consumo de eletricidade da população goiana. No mês de outubro, o estado registrou um recorde no consumo médio de 225 kWh por instalação, o maior número da história já registrado em Goiás. O número ultrapassou o registro de outubro de 2020, quando o consumo médio dos goianos atingiu 200 kWh por instalação.

A segunda-feira (20) deve começar com variação de nebulosidade, sol com pancadas de chuvas, e temperatura máxima podendo chegar aos 34ºC. O último boletim do Cimehgo traz um alerta para a formação de tempestades com chuvas localmente fortes, rajadas de vento e raios. Durante toda semana o goiano pode levar o guarda-chuva, já que a combinação do calor e umidade vai favorecer a formação de pancadas de chuva em várias regiões do Estado.

Veja Também