Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Cadela é abandonada com 9 filhotes durante chuva em Goiânia

Moradores flagraram abandono, que é crime, no último domingo quando ainda caia chuva

Postado em: 21-11-2023 às 08h30
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Cadela é abandonada com 9 filhotes durante chuva em Goiânia
Vizinhos acordaram com a cadela acorrentada com seus filhotes | Foto: Reprodução

Na calada da noite do último domingo (19), uma cena triste ocorreu na rua São Luiz no bairro Jardim das Esmeraldas, em Aparecida. Um casal dirigindo um Peugeot parou na rua às 22 horas e 45 minutos da noite. Ambos saem de seus com um objetivo: abandonar 10 cachorros no meio da chuva. O homem sai primeiro do carro com a cadela amarrada e anda para longe do campo de visão da câmera de segurança. Em seguida, a mulher anda logo atrás com um balde com nove filhotinhos. O casal volta poucos minutos mais tarde com as mãos vazias para o carro. 

Na manhã seguinte, os vizinhos viram a cadela acorrentada a uma grade com seus filhos dormindo ao seu lado, sem providenciamento de comida e água, um perigo ainda maior se não fosse pela vizinhança local em doar água para os cães. Pelo vídeo repercutindo nas redes sociais, a fêmea também parece estar com o focinho machucado, contudo, não se sabe se foi algo passado ou recente.

Para a reportagem do jornal  O Hoje, a delegada titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) Simelli Lemes afirma que o casal cometeu, à primeira vista, o crime de maus-tratos. “Este caso pode se configurar como crime de maus tratos, iremos mandar um pessoal amanhã e começar as investigações. Neste caso em específico, como temos algumas imagens a pessoa pode sim ser investigada se conseguimos identificar os autores”, diz a titular Simelli.

Continua após a publicidade

Ainda segundo ela, pelo fato de poder configurar como um crime, a titular explica melhor a natureza juridicamente do ocorrido. “Não existe um crime de abandono por si só, as pessoas têm de ter certeza quando forem denunciar. O que existe é um crime de maus tratos com laudo que de o alvo, no caso o meio ambiente, foi colocado em risco. Se conseguirmos o aval do Ministério Público, os supostos autores podem pegar de 2 a 5 anos de prisão” afirma Simelli.

Contudo, afirma o risco do abandono, a pretensão positiva da pessoa cometer isso. “Pegamos muitos casos que as pessoas defendem ter cometido isso como ter dado a chance de doação, o que muitas vezes não acontece. Tem que haver uma campanha de educação nesse sentido, porque a pessoa só está transferindo o problema e não está ajudando. Por que, mesmo com a boa pretensão você pode colocar o bicho em risco de vida sem saber” este caso do casal que abandonou os animais sem saber dos riscos lembra a frase de Simelli.

Contudo, o último levantamento feito em 2022 pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES), existem aproximadamente mais de 1,5 milhões de cães e gatos pelo estado. Com taxas de abandono nacionais em 2022 subindo em 70% desde 2020 de acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). 

Por esse fato, também cresce as denúncias de abandono a Polícia Civil, de acordo com a delegada há mais de 100 denúncias por mês enviadas ao Grupo de Proteção dos Animais (GPA) da Polícia Civil. “A gente recebe mais de 100 denúncias de abandono por mês, hoje a gente recebeu um caso de sete gatos abandonados, então é algo bem recorrente. Mas aceitamos e investigamos os casos. As pessoas podem mandar para a gente as denúncias de quatro formas: Por virtual pelo site, pelo nosso email, presencialmente na delegacia e pelo 197”, declara Simelli. 

Outro perigo, desta vez para a população comum, é a transmissão de doenças como a raiva. A médica veterinária Ana Clara Gonçalves, reafirma que há o perigo. “Pode sim, devido ao fato desses animais muitas vezes não serem vacinados pode ter um aumento nos casos. Além disso, podem transmitir inúmeras doenças além de atacar e ferir pedestres”, afirma a veterinária.

Veja Também