Secima assina ordem de serviço do Plano de Bacias Hidrográficas

“O Plano vai traçar o diagnóstico, os cenários futuros e indicar as ações, diretrizes e metas para os próximos 20 anos de gestão”, disse Hwaskar Fagundes

Postado em: 14-09-2018 às 18h09
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Secima assina ordem de serviço do Plano de Bacias Hidrográficas
“O Plano vai traçar o diagnóstico, os cenários futuros e indicar as ações, diretrizes e metas para os próximos 20 anos de gestão”, disse Hwaskar Fagundes

 Na foto, da esquerda para a direita: reitor da UFG, Edward Madureira; diretor executivo da Funape, Orlando Amaral; e secretário da Secima. Hwaskar Fagundes (Foto: Divulgação)

Da Redação

O secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Hwaskar Fagundes, reitor da Universidade de Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira e o diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Orlando Amaral, assinaram a ordem de serviço do Plano de Bacias Hidrográficas de Goiás.

Continua após a publicidade

Na reunião realizada no Gabinete do titular da Secima no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, estiveram presentes membros do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano e os representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas (CBH). O prazo de elaboração do Plano de Bacias Hidrográficas é de 18 meses.

Na ocasião, o titular da Secima afirmou que o Plano de Bacias é um instrumento de políticas públicas que irá estudar quatro bacias (do Baixo Paranaíba, do Rio dos Bois, do Rio Meia Ponte, e dos rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos). 

“O Plano vai traçar o diagnóstico, os cenários futuros e indicar as ações, diretrizes e metas para os próximos 20 anos de gestão”, disse. “O planejamento deverá garantir a qualidade e a quantidade de água para as futuras gerações, e este será um dos maiores legados desta gestão”, enfatizou Hwaskar Fagundes.

Papel social

Para o reitor da UFG, a elaboração deste Plano significa o cumprimento do papel social da Universidade. “Este projeto da Secima, a ser elaborado pela UFG, será um trabalho científico histórico para Goiás. A Universidade está a serviço do desenvolvimento do Estado”, disse Edward Madureira. 

De acordo com o diretor executivo da Funape, Orlando Amaral, este é mais um dos 380 projetos de pesquisa desenvolvidos atualmente pela Fundação. “Desde a sua criação em 1981, a Funape tem sido o braço operacional da UFG”, afirmou Orlando Amaral.

O professor Kléber Formiga, responsável pela execução do Plano de Bacias Hidrográficas, afirmou que a necessidade da elaboração deste Plano é recente. De acordo com ele, Goiás não enfrentava problemas de escassez de água até pouco tempo, mas a partir do uso intenso, do desabastecimento das cidades e das restrições, foi se tornando necessário um planejamento do uso das bacias. “Este planejamento, que iremos começar a partir de agor,a irá nortear e estabelecer critérios para a gestão da água, inclusive no que diz respeito às outorgas”, explicou.

 

Veja Também